Inicio » Norte de Minas » Norte de Minas – AMAMS cobra permanência de atendimento em abastecimento de água no norte de minas

Norte de Minas – AMAMS cobra permanência de atendimento em abastecimento de água no norte de minas

A Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMAMS) vai entregar um documento aos Ministério da Integração Nacional e Defesa cobrando a manutenção do atendimento em relação a distribuição de água pelos carros pipa como vinha ocorrendo no Norte de Minas. A decisão da formulação deste documento surgiu após reunião realizada na manhã desta sexta-feira 26/09, com o coronel do 55º Batalhão de Infantaria do Exército, José Rubens Marques, que explicou as mudanças que acontecerão na distribuição de água, onde os carros pipa abastecerão apenas as cisternas localizadas a cada 500 metros uma da outra.

A nova medida não foi bem recebida pelos prefeitos do Norte de Minas que se manifestaram contrários e pediram que ela seja adiada por mais algum tempo, até que a população, principalmente da zona rural tome conhecimento.

O presidente da AMAMS e prefeito de Mirabela, Carlúcio Mendes Leite, disse que, apesar dos carros pipa serem um paliativo em relação ao abastecimento de água, é importante pois ajuda os municípios no combate a seca. Entretanto, segue defendendo a criação de projetos estruturantes e permanentes que ajudem a população norte-mineira a conviver com a seca nos períodos de longa estiagem.

A Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMAMS) vai entregar um documento aos Ministério da Integração Nacional e Defesa cobrando a manutenção do atendimento em relação a distribuição de água pelos carros pipa como vinha ocorrendo no Norte de Minas.
A Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMAMS) vai entregar um documento aos Ministério da Integração Nacional e Defesa cobrando a manutenção do atendimento em relação a distribuição de água pelos carros pipa como vinha ocorrendo no Norte de Minas.

O prefeito de São Francisco, Luis Rocha, sugeriu que a AMAMS formalize o documento pedindo que a nova medida de abastecimento de água para as cisternas a cada 500 metros fosse adiada, principalmente neste momento, onde os moradores das zonas rurais da região sofrem com a longa estiagem.

Outro ponto destacado sobre a distribuição de água pelo prefeito de Mamonas, Edwan Roberto, é sobre a dificuldade de locomoção dos moradores em buscar a água. Alguns, lembrou ele, não tem nenhum meio de transporte para levar a água até a sua casa. Por isso defendeu que a distribuição de água continue sendo de ponto em ponto.

O prefeito de Monte Azul, José Edvaldo, sugeriu que a AMAMS realize uma reunião com representantes dos Governos estadual e federal para entregar um documento cobrando ações imediatas no combate à seca.

O coordenador do Comdec de Salinas, cabo Silvano, que participou da reunião representando o prefeito de Salinas,  questionou sobre como controlar a água para um povoado de 50 pessoas. Por isso defendeu que a mudança de logística seja para o próximo ano.

A subsecratária do Sedru, Beatriz Morais, se comprometeu em ser a interlocutora junto ao governo do estado, através da Cedec-MG , para uma reunião com os prefeitos e ajudar os municípios nos próximos dois meses.

O coronel do 55º Batalhão de Infantaria do Exército, José Rubens Marques, se comprometeu em entregar o documento que será construído pela AMAMS e assinado por todos os prefeitos da sua área de atuação aos Ministérios da Integração Nacional e da Defesa.

OPERAÇÃO CARRO PIPA 2014 

A operação distribui água potável por meio de carro-pipa para a população situada nas regiões afetadas pela seca ou estiagem, especialmente no Semiárido nordestino e norte de Minas Gerais. A ação é uma parceria do Ministério da Integração Nacional, por meio da Secretaria Nacional de Defesa Civil, com o Exército Brasileiro.

A execução do programa, incluindo contratação, seleção, fiscalização e pagamento dos pipeiros, é de responsabilidade do Comando de Operações Terrestres do Exército Brasileiro.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Montes Claros – Confira os destaques policiais das últimas 24h

Montes Claros – Confira os destaques policiais das últimas 24h

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 7 de dezembro de 2016.Montes Claros – …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).