Inicio » Internacional » Europa » Europa – Holanda cancela o passaporte de 49 suspeitos de terrorismo

Europa – Holanda cancela o passaporte de 49 suspeitos de terrorismo

A Holanda cancelou o passaporte de 49 pessoas suspeitas de manter atividades jihadistas que tinham viajado à Síria ou ao Iraque, ou estariam planejando fazê-lo, e congelou 12 contas bancárias, confirmou nesta segunda-feira o Ministério da Justiça do país.

Europa - Holanda cancela o passaporte de 49 suspeitos de terrorismo
Europa – Holanda cancela o passaporte de 49 suspeitos de terrorismo

As autoridades decidiram cancelar o passaporte de 41 holandeses que retornaram ao país da Síria ou do Iraque e de oito que seguem nas zonas em conflito, disse à Agência Efe o porta-voz do departamento ministerial, Edmond Messchaert.

Messchaert ressaltou que a Holanda cancelou as ajudas sociais de 30 pessoas e congelou também 12 contas bancárias, como havia anunciado no domingo o ministro da Justiça holandês, Ivo Opstelten, em uma entrevista à emissora pública holandesa “WNL”.

O governo holandês antecipou no final de agosto que retiraria o passaporte de seus cidadãos quando existissem “suspeitas razoáveis” que estes mantêm vínculos com atividades criminosas.

O cancelamento de passaportes se dirige contra os chamados “combatentes estrangeiros”, pessoas de nacionalidade europeia – neste caso, holandesa – que viajam para zonas de conflito para somar-se às fileiras de organizações jihadistas como o Estado Islâmico (EI).

Opstelten indicou que 30 pessoas estão sendo investigadas por sua conexão ou apoio às atividades jihadistas, assim como 30 dos 140 holandeses que se sabe que viajaram à Síria e ao Iraque e retornaram ao país.

Dois destes retornados estão detidos, acusados de atividades jihadistas, e 14 dos “combatentes estrangeiros” holandeses teriam morrido em combates nas zonas em conflito.

Agência EFE

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Cultura Moc - Festa Nacional do Pequi começa na próxima semana

Cultura Moc – Festa Nacional do Pequi começa na próxima semana

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 10 de dezembro de 2016.Cultura Moc – …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).