Inicio » Mais Seções » Estudantes criam aplicativo que acompanha gastos de deputados

Estudantes criam aplicativo que acompanha gastos de deputados

Estudantes da Universidade de Brasília criaram um aplicativo que permite acompanhar quais são os gastos dos deputados federais. Informações como custos com passagens aéreas, alimentação, gasolina podem ser monitoradas por qualquer pessoa que tenha acesso a um aparelho com tecnologia iOs. Acesse o site do projeto aqui.

Informações como custos com passagens aéreas, alimentação, gasolina podem ser monitoradas por qualquer pessoa
Informações como custos com passagens aéreas, alimentação, gasolina podem ser monitoradas por qualquer pessoa

Os usuários do aplicativo são avisados toda vez que os deputados “seguidos” realizam novos gastos. Ainda é possível visualizar gráficos comparativos sobre o parlamentar e a média de gastos de todos os deputados federais. As informações também podem ser compartilhadas pelo Facebook. Na própria descrição do aplicativo, os desenvolvedores explicam da necessidade de saber sobre quanto e quando os políticos utilizam o dinheiro que é originário da chamada Cota para Exercício da Atividade Parlamentar (CEAP).

De acordo com o site do projeto, o aplicativo, chamado de Akan, recebeu esse nome a partir da derivação da palavra “akangatu”, de origem Tupi, que significa Inteligência, lucidez e memória. O objetivo dos alunos é contribuir para a formação de uma sociedade brasileira conscientizada politicamente.

A ideia, que surgiu na Universidade Católica de Brasília, faz parte do projeto “AKAN – Consciência Orçamentária”, da organização Visualize Mobile. Uma versão Android está em desenvolvimento.

Assista ao vídeo sobre o aplicativo Akan, aqui. E se quiser baixá-lo, clique aqui.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

O responsável pela cirurgia o neurocirurgião César Felipe Gusmão Santiago

Montes Claros – Santa Casa de Montes Claros realiza cirurgia inédita para retirada de tumor cerebral

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 9 de dezembro de 2016.Montes Claros – …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).