Inicio » Montes Claros » Montes Claros – Dengue recua em Montes Claros

Montes Claros – Dengue recua em Montes Claros

Dados do Setor de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros mostram que os casos de dengue estão recuando na cidade. Entre os meses de janeiro e agosto deste ano, foram notificados 231 casos da doença. Em comparação com o mesmo período dos últimos anos, este número mostra uma redução de 73% das notificações em relação a 2011, 70% em relação a 2012 e impressionantes 97% se comparado com o ano passado.

Montes Claros - Dengue recua em Montes Claros
Montes Claros – Dengue recua em Montes Claros

De acordo com Danilo Narciso, secretário municipal de Atenção Primária à Saúde, a queda brusca no número de casos deve-se a diversas ações promovidas pela Prefeitura, como remoção de entulhos, limpeza de córregos e trabalhos de conscientização. Estas ações são realizadas de forma concentrada nos chamados “Dias D”, quando regiões com grandes índices de infestação pelo mosquito da dengue recebem limpeza pesada e panfletagem. Mas se não fosse a atuação do povo de Montes Claros, o trabalho da administração teria sido em vão. “Agradecemos a população por ter atendido nossos apelos, reagido e ajudado a controlar a dengue na cidade”, destaca Danilo.

Para Edvaldo Freitas, coordenador do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), influenciou para a queda no número de casos os investimentos da Prefeitura, como a contratação de 40 novos agentes de controle de endemias. Mas ele alerta que a redução dos números não deve servir de desculpa para diminuir os esforços no combate ao mosquito. Afinal, o último LIRAa (Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Aedes aegypti) realizado em Montes Claros, no mês de março, mostrou um índice de infestação de 3,4%, caracterizando situação de médio risco para a transmissão da doença. Além disso, o Aedes aegypti agora representa uma ameaça maior, já que ele também transmite a “chicungunha”, doença que chegou recentemente ao país e já teve cinco casos confirmados na cidade de Feira de Santana/BA. “A preocupação é com a época das chuvas, que deve começar no início de outubro”, disse.

Casos notificados de dengue em Montes Claros (janeiro a agosto):

2011 – 774
2012 – 709
2013 – 5.416
2014 – 213

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

MG - Mortes por afogamento crescem 14% em Minas Gerais

MG – Mortes por afogamento crescem 14% em Minas Gerais

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 8 de dezembro de 2016.MG – Mortes …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).