Inicio » Nacional » Brasil – Bancários aprovam fim de greve que durou uma semana

Brasil – Bancários aprovam fim de greve que durou uma semana

Os funcionários de bancos privados e públicos aprovaram nesta segunda-feira o fim da greve por tempo indeterminado em reivindicação por melhores salários iniciada há uma semana e o retorno ao trabalho na terça-feira.

Brasil - Bancários aprovam fim de greve que durou uma semana
Brasil – Bancários aprovam fim de greve que durou uma semana

A recomendação da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf) de aceitar o aumento salarial proposto pelos bancos em uma nova negociação foi aprovada pela maioria dos sindicatos regionais em assembleias realizadas nesta segunda-feira.

Apenas alguns sindicatos, que representam principalmente funcionários de entidades públicas como a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil em algumas cidades, rejeitaram a contraproposta apresentada pelos bancos e permanecerão de braços cruzados, disse a Contraf.

Os grevistas reivindicavam um reajuste salarial de 12,5%, muito acima dos 7,35% inicialmente propostos pela Federação Nacional de Bancos (Fenaban).

Em uma nova rodada de negociações, concluída na sexta-feira, a Fenaban propôs um reajuste de 8,5% para os empregados em geral e de 9% para os que recebem o salário mínimo do setor, e um aumento substancial nos auxílios concedidos para a alimentação dos trabalhadores.

“Fizemos uma severa greve que mobilizou todo o setor e deixou milhares de agências fechadas em todo o país, o que fez com que os bancos mudassem de opinião e melhorassem sua proposta”, afirmou o presidente da Contraf, Carlos Cordeiro.

Segundo a central sindical, que representa 90% dos cerca de 511 mil funcionários do setor bancário, 10.355 agência fecharam suas portas na sexta-feira, o quarto dia da paralisação, o que garantiu à greve maior adesão do que em anos anteriores.

Os empregados dos bancos realizaram ano passado nesta mesma época do ano uma greve que se estendeu por 23 dias, quando conseguiram um reajuste salarial de 8%, inferior ao que reivindicavam, mas superior ao proposto pela patronal.

O sindicato alega que os seis maiores bancos do país obtiveram no ano passado um lucro líquido recorde de R$ 56,7 bilhões, em parte alimentado com demissões e a contratação de novos funcionários com salários menores.

Agência EFE

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

O responsável pela cirurgia o neurocirurgião César Felipe Gusmão Santiago

Montes Claros – Santa Casa de Montes Claros realiza cirurgia inédita para retirada de tumor cerebral

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 9 de dezembro de 2016.Montes Claros – …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).