Inicio » Cultura MOC » Montes Claros – TRIPSIU estimula jovens a vivenciarem a arte

Montes Claros – TRIPSIU estimula jovens a vivenciarem a arte

O “Tripsiu – 03 anos celebrando 03 décadas” reúne diversos autores de todos os cantos do país. A diversidade das obras tem um ponto em comum, além da poesia, os autores iniciaram a criação literária ainda na juventude, a partir de estímulo na infância. Daí a importância do 28º Salão de Poesia Psiu Poético, que leva a arte para as escolas de ensino fundamental e abre espaço para interação deste público dentro do evento.

Montes Claros - TRIPSIU estimula jovens a vivenciarem a arte
Montes Claros – TRIPSIU estimula jovens a vivenciarem a arte

Na última segunda-feira, dia 06, a noite foi bem movimentada no Centro Cultural. O público conheceu a escritora Mara de Aquino, com o livro “Sobre Coisas”. “O Psiu é um evento consolidado e a oportunidade de mostrar nossa literatura. Meu grande interesse é a humanidade, uma poética do cotidiano, mas da interioridade humana, que acredito seja uma tendência minha desde a adolescência”.

A publicitária Isabel Mendes também lançou sua obra no evento. Ela escreve poemas desde a infância, inclusive distribuindo os textos em livro tipo bolso. No Psiu, ela conta que se emocionou ao mostrar o primeiro livro editado e diagramado por ela. “O livro ‘Algo Novo’ faz parte de mim, além de escrever, criei seu layout e grampeei cada página. Está no Psiu é uma emoção enorme, um passo gigante como autora”, disse após ser bastante aplaudida pelo público.

A noite seguiu com apresentação do coral do Conservatório Lorenzo Fernandez, que fez uma homenagem à Elthomar Santoro, com uma versão da música Rapariga do Bonfim, sob a batuta de Maristela Cardoso. Diversas performances comandadas por jovens atraíram esta faixa etária para o evento. O diretor do Centro Cultural, João Jorge, destacou a resiliência e dedicação de Aroldo Pereira, fundador e coordenador do Psiu. “Um admirador da arte e um provocador de talentos. Aroldo Pereira é um guerreiro por militar na poesia e hoje, dia de seu aniversário, poder comemorar no palco, dentro do Psiu, com quase três décadas de realização. Ele merece todo o nosso apoio, respeito e admiração”.

A programação do Tripsiu vai até domingo, sendo eu nesta quarta-feira, dia 08 Outubro, às 09h– Projeto Poesia Circular (Escola Estadual Filomeno Ribeiro). Às 15h, no Centro Cultural,  palestra sobre o livro “Passaporte” – Fernando Bonassi, com o Palestrante Rennê Flávio Lopes Santos. Intervenções Poéticas: Soraia Santos, Anatália Moreira Freire, Natália de Paula Andrade.

À noite, às 19h, o VI Seminário de Pesquisa em Literatura e Criação Literária – TRAVESSIA CRÍTICA: MEMÓRIAS, DESEJOS, SENTIDOS. Com Mesa de homenagem a Yvonne Silveira e o Espetáculo “Os Saltimbancos” de Chico Buarque de Holanda – Grupo Olho de Gato. Em seguida, debate sobre o espetáculo: Felícia Johansson e ás 22h, O Cabaré e suas Mulheres – Banda Cabaré.

Na quinta-feira, 09, o  Projeto Poesia Circular visita a Escola Municipal Dona Vidinha Pires. À tarde, às 15h, o estudo sobre o filme “A Menina que Roubava Livros – Dirigido por Brian Percival”, com o palestrante: Fernando Rodrigues. Intervenções Poéticas: Paula Ribeiro, Aline Gomes, Maria Eduarda de Oliveira, no Centro Cultural. Às 20h, lançamento de livros e performances: Elias Rodrigues de Oliveira – Corpointeiro – e Kaio Bruno Dias – Peg & Pag. Ainda a apresentação de Terezinha Campos e Cia. De Dança na Pontinha dos Pés e as performances: Me beija-flor ou eu te defloro – Patricia Giseli, Revolução de Vinte – Auíri Tiago, Grupo Tripulação de Veneta, Anand Rao. Confira a programação completa no site www.psiupoetico.com.br.

Agência Mosaico

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Montes Claros - PM procura por autores de roubo a posto de saúde no bairro Morada do Sol

Montes Claros – PM procura por autores de roubo a posto de saúde no bairro Morada do Sol

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 9 de dezembro de 2016.Montes Claros – …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).