Inicio » Norte de Minas » Norte de Minas – Presidente da Agência Nacional de Águas visita o Jaíba

Norte de Minas – Presidente da Agência Nacional de Águas visita o Jaíba

Com o propósito de conhecer mais de perto os trabalhos que a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba – Codevasf vem desenvolvendo no vale do rio São Francisco em Minas Gerais, o diretor-presidente da Agência Nacional de ÁguasANA, Vicente Andreu Guillo, acompanhado pela diretora de regulação dessa agência, Giselle Forattine e pelo chefe de gabinete Horácio Figueiredo, estiveram visitando no último final de semana os Perímetros de Irrigação Jaíba e Gorutuba no norte de Minas. Durante as visitas esses dirigentes estiveram acompanhados pelo superintendente da Codevasf em Minas, Dimas Rodrigues; pelo chefe de Gabinete, Fernando Britto; pelo assessor da presidência da Codevasf, Athadeu Ferreira e toda a equipe da área de irrigação e produção da Companhia em Minas Gerais.

Norte de Minas - Presidente da Agência Nacional de Águas visita o Jaíba
Norte de Minas – Presidente da Agência Nacional de Águas visita o Jaíba

Essa visita técnica teve início pelo perímetro Jaíba, onde a comitiva foi conhecer naquela área irrigada as instalações da Estação de Bombeamento(EB1); um núcleo habitacional; um lote explorado por um pequeno produtor rural; uma estação de tratamento de água que atende mais de seis mil moradores daquele perímetro irrigado e,ainda, as obras de desassoreamento do canal que conduz a água do rio São Francisco até a EB1.

Durante sua permanência em Jaíba a direção nacional da ANA esteve reunida com os dirigentes da Codevasf e com a direção e produtores associados do Distrito de Irrigação Jaíba discutindo a situação da longa estiagem que assola não só a região do semi-árido nordestino, mas todo o vale do rio São Francisco. Vicente Guillo considerou sério e difícil a situação de seca em que essa região mineira está passando e pediu mais atenção, não só dos dirigentes, mas de todos os produtores rurais na gestão da água. Segundo o dirigente quanto mais perto a ANA estiver das origens das demandas que apresentadas, mais condição técnica terá para decidir nas questões recebidas dos beneficiários desses recursos hídricos, já que suas reuniões de monitoramento são sempre realizadas em Brasília/DF.

No perímetro de Irrigação Gorutuba, os dirigentes da ANA visitaram a barragem do Bico da Pedra, cuja outorga é de responsabilidade da ANA e que serve como fonte hídrica para irrigar mais de seis mil hectares dos perímetros Gorutuba e Lagoa Grande, além do fornecimento de água para uma população de aproximadamente 75 mil pessoas, das cidades de Janaúba e Nova Porteirinha. Nessa localidade, Vicente Guillo ouviu do superintendente Dimas Rodrigues, um relato das ações que a Codevasf está realizando para melhoria da gestão da água daquele reservatório e na otimização do processo de distribuição da mesma aos irrigantes dos perímetros beneficiados. Uma das principais ações que já está em curso é a substituição da rede de condução de uso comum, atualmente através de acéquia, por tubulação e, ainda, a elaboração de projetos de sistemas de irrigação localizada para lotes onde ainda hoje são irrigados por sulcos, além de muitas outras.

Ao final das visitas a diretora de regulação da ANA, Giselle Forattine, elogiou o trabalho da Codevasf nesses dois perímetros irrigados, frisando que o que viu a deixou tranqüila, pois a Companhia está procurando soluções para os problemas que se apresentam, mesmo nesse momento de longa estiagem as ações da Codevasf podem ser realizadas com mais tranqüilidade, pois já existe todo um programa de ações preventivas e com soluções imediatas

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Cultura Moc - Festa Nacional do Pequi começa na próxima semana

Cultura Moc – Festa Nacional do Pequi começa na próxima semana

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 10 de dezembro de 2016.Cultura Moc – …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).