Inicio » Montes Claros » Montes Claros – Instituições se unem no combate ao câncer de mama‏

Montes Claros – Instituições se unem no combate ao câncer de mama‏

Só no Brasil, mais de 57 mil novos casos de câncer de mama devem ser diagnosticados este ano. Mas, se o diagnóstico for precoce, as chances de cura chegam a 95%. É por isso que as instituições, empresas e entidades fomentam o Outubro Rosa, que consiste em uma campanha internacional para mobilizar a população feminina a fazer o autoexame e a mamografia, a fim de detectar a doença nos estágios iniciais, aumentando as chances de cura.

Montes Claros - Instituições se unem no combate ao câncer de mama‏
Montes Claros – Instituições se unem no combate ao câncer de mama‏

A Prefeitura de Montes Claros aderiu à mobilização e, por meio da Secretaria de Saúde, também está realizando ações para conscientizar as mulheres sobre a necessidade de realizar os exames necessários.  “Desde o ano passado nós estamos envolvidos nesta campanha. Somando forças, vamos conseguir resultados muito melhores”, afirmou a secretária municipal de Saúde, Ana Paula de Oliveira Nascimento, referindo-se à união das instituições públicas e privadas de Montes Claros em prol da campanha. Entre elas, destacam-se a Superintendência Regional de Saúde, Hospital Dilson Godinho, Santa Casa, Unimontes, FIPMoc, Funorte e Azul Linhas Aéreas.

Montes Claros - Instituições se unem no combate ao câncer de mama‏
Montes Claros – Instituições se unem no combate ao câncer de mama‏

AÇÕES – No dia 2 de outubro o Hospital Santa Casa recebeu personalidades, autoridades e profissionais da saúde para promover a campanha. Uma das convidadas foi a médica oncologista Príscila Bernardina Miranda Soares, presidente do Projeto Presente, que cuida e ampara pessoas com câncer de todo o Norte de Minas. A médica alerta que é alto o número de mulheres que são diagnosticadas tardiamente, por isso ela destaca a importância do Outubro Rosa. “Essa campanha tem um foco muito nobre, que é salvar vidas pelo diagnóstico precoce. Nossa grande intenção é fazermos com que mulheres possam ser curadas e seguir o curso da vida delas naturalmente, sem serem ceifadas no meio do caminho. O câncer de mama tem cura, desde que diagnosticado precocemente”, afirma.

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SESMG) preparou, com o apoio dos parceiros, uma programação para todo o mês:

·         01 a 31/10/14 – Início da iluminação e faixas na cor rosa em pontos estratégicos na cidade. Ações de divulgação na Unimontes e nas faculdades FIPMoc e FUNORTE.

·         Divulgação no avião personalizado da Azul Linhas Aéreas, durante todo mês de outubro.

·         Ações de divulgação da campanha pelas promotoras da Mary Kay Cosméticos e pelos pontos de pedágio e cinemas de Minas Gerais.

·         10/10 – Abertura da Exposição Fotográfica Itinerante Vida Rosa, da professora Cláudia Donato Bauman, no Ibituruna Center Shopping.

·         10 e 11/10 – Ação solidária do Hospital Dilson Godinho na Praça Doutor Carlos Versiani, das 09h às 17h.

·         19/10 – 2ª Corrida e Caminhada do Projeto Presente – Concentração na Praça dos Jatobás, 7h30.

·         20/10 – Abertura da Exposição Fotográfica Itinerante “Vida Rosa”, da professora Cláudia Donato Bauman, no hall da Prefeitura Municipal de Montes Claros, 17h.

·         21/10 – Salão de Beleza Solidário e exames gratuitos na Praça Doutor Carlos Versiani, da 9h às 17h. O evento tem como objetivo receber doação de cabelos para confecção de perucas para pacientes com câncer.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

MG - Jovem inventa que mãe está passando mal para estuprar vizinha

MG – Jovem inventa que mãe está passando mal para estuprar vizinha

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 5 de dezembro de 2016.MG – Jovem …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).