Inicio » Educação » Cursos » IFNMG – Volta do curso superior de Tecnologia em Produção de Cachaça

IFNMG – Volta do curso superior de Tecnologia em Produção de Cachaça

Com oferta temporariamente suspensa pelo Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) – Câmpus Salinas, o curso superior de Tecnologia em Produção de Cachaça voltará a receber alunos a partir de 2015. Serão 30 vagas totalmente gratutitas para entrada no primeiro semestre, metade delas preenchida por meio do 1º Vestibular 2015, que está com inscrições abertas até 31 de outubro, pelo portal eletrônico www.ifnmg.edu.br.

IFNMG - Volta do curso superior de Tecnologia em Produção de Cachaça
IFNMG – Volta do curso superior de Tecnologia em Produção de Cachaça

Ofertado pelo IFNMG em um município que tem a cachaça como símbolo de sua vocação econômica e cultural, o curso propõe formar tecnólogos para atender não apenas demandas locais, mas também regionais e nacionais. Os tecnólogos formados possuem capacidade de atuação em todas as áreas da cadeia produtiva da cachaça de alambique, assegurando qualidade e produtividade com menor custo de produção, visando a sustentabilidade econômica, ambiental e social.

Único do tipo no Brasil, o curso foi implantado em 2005, formou sua última turma no final de 2013. A suspensão temporária da entrada de novos aulas teve como objetivo a reestruturação do curso. Segundo o coordenador, professor Oscar William Barbosa Fernandes, a matriz curricular foi reformulada, procurando deixar o curso mais prático e técnico, a titulação do corpo docente melhorou – muitos, agora, têm doutorado – e houve melhorias na estrutura física, especificamente em relação aos laboratórios e à fábrica de cachaça.

Além disso, a aprovação pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) de um projeto de pesquisa que envolve toda a cadeia produtiva da cachaça – desde o campo até o controle de qualidade em laboratório – também deu novo fôlego para a retomada do curso.

Conceito

O curso superior de Tecnologia em Produção de Cachaça merece destaque não só pelo pioneirismo, mas também por sua qualidade, sendo conceituado com nota nota 4 (no total de 5) pelo Ministério da Educação. Isso sem contar que é totalmente gratuito, assim como todos os cursos técnicos e superiores ofertados pelo IFNMG.

Com duração de três anos, é totalmente presencial, com aulas em período integral. A carga horária total é de 2.740 horas, distribuídas em seis semestres. O aluno realizará estágio supervisionado com carga horária de 240 horas a partir do 4º semestre e apresentará trabalho de conclusão de curso (TCC) no final do último semestre.

Ingresso

Para buscar uma das 15 vagas ofertadas para o curso superior de Tecnologia em Produção de Cachaça por meio do 1º Vestibular 2015 do IFNMG, os candidatos deverão pagar taxa de R$ 35,00 ou solicitar a isenção dessa taxa até o dia 13 de outubro de acordo com condições previstas no edital, disponível no portal www.ifnmg.br. As provas do Vestibular serão no dia 30 de novembro.

As outras 15 vagas serão preenchidas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Ministério da Educação (MEC). Só poderá aderir à próxima edição do Sisu quem participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014, cujas provas acontecem nos dias 8 e 9 de novembro. Isso porque a seleção feita pelo Sisu baseia-se nas notas que os candidatos obtêm no Enem. O calendário do Sisu será definido e divulgado, oportunamente, pelo MEC.

Mais informações: www.ifnmg.edu.br

Ficha técnica do curso


Nome: Curso Superior de Tecnologia em Produção de Cachaça
Local de oferta: IFNMG-Câmpus Salinas

Titulação: Tecnólogo em Produção de Cachaça
Eixo tecnológico: produção alimentícia
Modalidade: presencial
Turno: integral
Regime acadêmico: semestral
Número de vagas oferecidas por turma: 30
Periodicidade de oferta: anual
Forma de ingresso: Vestibular
do IFNMG (com inscrições até 31 de outubro) ou Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação
Duração do curso: mínimo de
3 anos

 

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

O responsável pela cirurgia o neurocirurgião César Felipe Gusmão Santiago

Montes Claros – Santa Casa de Montes Claros realiza cirurgia inédita para retirada de tumor cerebral

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 9 de dezembro de 2016.Montes Claros – …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).