Inicio » Norte de Minas » Norte de Minas – Diocese de Januária repudia destruição de 16 imagens sacras

Norte de Minas – Diocese de Januária repudia destruição de 16 imagens sacras

O bispo da Diocese de Januária, no Norte de Minas, Dom José Moreira da Silva, divulgou uma desagravo contra o ato de vandalismo ocorrido na Paróquia São José,  em São Francisco (MG), que teve as 16 imagens sacras danificadas.

Algumas das imagens quebradas (Foto: Michelly Oda / G1)
Algumas das imagens quebradas (Foto: Michelly Oda / G1)

Um homem de 21 anos invadiu o local e quebrou as peças sacras e colocou fogo na cadeira  principal do altar. Ele foi preso em flagrante e levado para a cadeia de São Francisco.

No documento, o bispo destaca que manifesta solidariedade com os católicos, padres e pessoas que ficaram chocadas com o que chama de “ato criminoso de vandalismo”. Dom José Moreira manifesta ainda indignação com o autor do crime, que feriu a “sensibilidade de quem professa a fé em Cristo, utilizando-se de coisas sagradas destinadas ao culto divino”.

O bispo pede que “os órgãos públicos tomem as medidas cabíveis para garantir a proteção dos lugares de culto da Igreja Católica e de suas liturgias, símbolos, imagens e objetos culturais, contra toda forma de violação, desrespeito e uso legítimo”. Dom José defende a punição aos responsáveis pelo ato, com base em um artigo 208 do Código Penal Brasileiro, que garante a liberdade religiosa dos cidadãos, sob pena de detenção de um mês a um ano, ou multa.

Por fim, ele pede também que fiéis rezem para que as pessoas possam conviver em uma sociedade “onde haja o respeito mútuo a todas as crenças, promovendo o bem comum.”

A igreja Matriz de São Jose ficará fechada até a quarta-feira (15), quando será celebrada uma missa de desagravo, na qual os católicos pedem perdão a Deus. Enquanto isso, toda a programação foi transferida para a capela de Nossa Senhora de Fátima.

Um restaurador de imagens chegará na manhã desta sexta-feira (10) em São Francisco para avaliar quais imagens poderão ser recuperados.

O rapaz de 21 anos continua preso em São Francisco e nenhum representante dele esteve na delegacia.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

VLI abre vagas para programa Jovem Aprendiz em Montes Claros

VLI abre vagas para programa Jovem Aprendiz em Montes Claros

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 8 de dezembro de 2016.VLI abre vagas …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).