Inicio » Nacional » Brasil – Primeiro paciente com suspeita de ebola no Brasil é transferido para o Rio de Janeiro

Brasil – Primeiro paciente com suspeita de ebola no Brasil é transferido para o Rio de Janeiro

As autoridades de saúde transferiram nesta sexta-feira para o Rio de Janeiro um paciente da Guiné considerado como o primeiro caso suspeito de ebola no Brasil, que foi detectado na cidade de Cascavel, no Paraná.

Na Guiné, devido ao surto  do vírus ebola,  profissionais da saúde usam kits completos de segurança. A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou estado de emergência no país (European Commission/VEJA)
Na Guiné, devido ao surto do vírus ebola, profissionais da saúde usam kits completos de segurança. A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou estado de emergência no país (European Commission/VEJA)

Segundo informou o Ministério da Saúde, se trata de um homem de 47 anos que chegou ao Brasil no dia 19 de setembro procedente da Guiné, um dos países africanos mais afetados pela doença, após fazer escala no Marrocos.

O paciente chegou por volta das 6h30 ao aeroporto internacional Tom Jobim em um avião da Polícia Rodoviária Federal, seguindo os protocolos internacionais para o tratamento da doença.

Está previsto que o paciente seja internado no Instituto Nacional de Doenças Infecciosas Evandro Chagas, centro de referência do país, que faz parte do complexo de laboratórios da Fundação Oswaldo Cruz.

As autoridades informaram que o homem apresentou sintomas de febre durante os últimos dois dias, embora não tenha tido hemorragia, apresentado vômito ou outros sintomas.

Mas como se tratava de um país onde a epidemia de ebola está em seu ápice e desenvolveu os sintomas dentro dos 21 dias após sair da África, o caso foi considerado suspeito pelo Ministério da Saúde.

O ministro da Saúde, Arthur Chioro, e o secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, concederão uma entrevista coletiva às 10h no Ministério da Saúde, em Brasília, para falar do caso.

Agência EFE

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Cultura Moc - Festa Nacional do Pequi começa na próxima semana

Cultura Moc – Festa Nacional do Pequi começa na próxima semana

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 10 de dezembro de 2016.Cultura Moc – …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).