Inicio » Montes Claros » Montes Claros – Defesa Civil de Montes Claros realiza palestras sobre como lidar com os tremores

Montes Claros – Defesa Civil de Montes Claros realiza palestras sobre como lidar com os tremores

Na madrugada de domingo (12), um tremor de terra de 3.5 na escala Richter foi sentido em todas as regiões de Montes Claros. Registrado pelos sismógrafos instalados na cidade, as informações chegaram ao Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (Obsis-Unb), que determinou a intensidade.

Montes Claros - Defesa Civil de Montes Claros realiza palestras sobre como lidar com os tremores
Montes Claros – Defesa Civil de Montes Claros realiza palestras sobre como lidar com os tremores

Os tremores de terra são relativamente comuns no Brasil e a grande maioria é de origem inteiramente natural, ou seja, causados por tensões geológicas existentes na crosta brasileira. Embora atividades sísmicas venham ocorrendo com certa frequência em Montes Claros, estudos comprovam que o Norte de Minas não é uma das áreas mais sísmicas do Brasil. Os estudos permanecem sendo realizados pelo Obsis-Unb, através de dados enviados pelos 4 sismógrafos existentes, atualmente, em Montes Claros.

Os especialistas que estudam o fenômeno frisam, no entanto, que não é possível prever a evolução dos tremores e nem fazer previsão de novas atividades. Eles acreditam que a melhor forma de lidar com o fenômeno é ter conhecimento de como agir durante a situação.

Além dos estudos, visando levar informações para a população e mostrar que não há necessidade de pânico, a Defesa Civil de Montes Claros tem realizado palestras em escolas, empresas, indústrias e em outros locais. Para receber o grupo, basta agendar uma palestra através do 199.

COMO AGIR EM CASO DE TREMORES

Dentro de casa: afastar-se de objetos que possam cair, ir para debaixo de uma mesa ou abertura de uma porta; desligar o gás.

Fora de casa: ir para áreas livres; não entrar em pânico; não se aproximar de edifícios, linhas de transmissão de energia, muros, monumentos ou árvores.

Em prédios: não usar elevador ou escada durante o tremor; procurar locais seguros longe de janelas e armários; permanecer calmo e esperar por ajuda.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

MG - Jovem inventa que mãe está passando mal para estuprar vizinha

MG – Jovem inventa que mãe está passando mal para estuprar vizinha

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 5 de dezembro de 2016.MG – Jovem …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).