Inicio » Educação » Cursos » Cursos – Agência Nacional de Águas abre inscrições para cursos gratuitos a distância

Cursos – Agência Nacional de Águas abre inscrições para cursos gratuitos a distância

Agência Nacional de Águas (ANA) abre nesta segunda-feira (13) as inscrições para cinco mil vagas em cursos gratuitos a distância sobre temas da área de recursos hídricos, como monitoramento da qualidade da água e comitês de bacias hidrográficas.

Cursos - Agência Nacional de Águas abre inscrições para cursos gratuitos a distância
Cursos – Agência Nacional de Águas abre inscrições para cursos gratuitos a distância

As inscrições podem ser realizadas através dapágina de cursos a distância da ANA até o dia 19 de outubro. As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição e cada aluno poderá se inscrever em até dois cursos. De acordo com a ANA, as inscrições serão encerradas para cada capacitação, quando o número de alunos atingir o total previsto para cada uma delas.

De 13 a 19 de outubro é realizado o curso “Sala de Situação: Fique por Dentro”, sobre o departamento que monitora eventos críticos, como cheias e secas. Esta capacitação tem quatro horas de carga e é aberta a todos os interessados no tema. Neste caso, todas as pessoas que se inscreverem poderão participar, sem limite de vagas. Após as inscrições, os alunos terão 24 horas para receberem por e-mail as orientações para realização da capacitação.

Outros três cursos terão atividades de 21 de outubro a 16 de novembro: “Caminho das Águas, Monitoramento da Qualidade da Água” e “Comitê de Bacia: o que É e o que Faz?”. Para cada um desses cursos são oferecidas mil vagas.

Com carga de 40 horas, o curso “Caminho das Águas” visa a promover a educação e a conscientização da sociedade, a partir de conceitos e práticas sustentáveis relacionadas aos recursos hídricos.

Já o curso “Comitê de Bacia: o que É e o que Faz?” é voltado para membros de comitês, agentes gestores e demais interessados. Com 20 horas de carga, a capacitação aborda as atribuições e responsabilidades destes colegiados – que são parlamentos da água nas bacias – e incentiva a participação da sociedade na gestão de recursos hídricos.

No caso da capacitação “Monitoramento da Qualidade da Água”, as atividades têm uma carga de 40 horas.

Para o curso “Medindo as Águas do Brasil: Noções de Plu e Fluviometria” estão previstas duas turmas, sendo que a primeira terá atividades entre 21 de outubro a 2 de novembro e a segunda irá de 3 a 16 de novembro. Com carga de 10 horas, a capacitação tem o objetivo de ensinar conceitos sobre as medições das águas da chuva (pluviometria) e dos rios (fluviometria). O curso também aborda o gerenciamento, uso e importância das informações coletadas; a automação na coleta de dados; e a Rede Hidrometeorológica Nacional.

A ANA ressalta que os alunos que atingirem a partir de 60% de aproveitamento nas avaliações receberão certificado digital. O tempo de duração pode ser menor que o previsto, conforme o desempenho de cada participante. Para facilitar a aprendizagem, as atividades estão estruturadas através de uma navegação sequencial entre módulos e o material está disponível em formato PDF.

Para outras informações sobre capacitações oferecidas pela ANA, acesse o site.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Temer sanciona com veto lei que repassa custos do Fies com bancos para faculdades

Temer sanciona com veto lei que repassa custos do Fies com bancos para faculdades

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 2 de dezembro de 2016. Temer sanciona …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).