Inicio » Mais Seções » Saúde – Confira dicas de especialista para se adaptar ao horário de verão

Saúde – Confira dicas de especialista para se adaptar ao horário de verão

A partir deste domingo entra em vigor o horário de verão. À 00h do domingo todos devem adiantar o relógio em uma hora e, segundo a especialista em sono, Angela Beatriz Lana, o ideal seria que todos estivessem se preparando para essa mudança há pelo menos duas semanas, mas dificilmente alguém faz isso. “Idealmente, deveríamos trazer o nosso relógio biológico aos poucos para o novo horário, 5 a 10 minutos diariamente”, explica ela.

Saúde - Confira dicas de especialista para se adaptar ao horário de verão
Saúde – Confira dicas de especialista para se adaptar ao horário de verão

Como isso não acontece, são comuns as queixas de cansaço e mau humor relacionadas ao horário de verão. Ao adiantar uma hora em nossa rotina diária abruptamente, forçamos o relógio hormonal a mudar o seu funcionamento também. Esse relógio também precisa de umas duas semanas para se reorganizar. “O resultado disso é que, na maioria das vezes, queremos ir para cama no horário que estamos acostumados, mas temos que acordar uma hora antes para iniciar o dia”, diz ela.

As pessoas que menos sofrem com a mudança de horário são as que conseguem estabelecer uma rotina mais rápida de sono, alimentação e compromissos no horário novo.

Essa adaptação pode começar no próprio fim de semana do adiantamento de horário. Confira algumas dicas da especialista:

– Evite abusos alimentares e de bebida alcoólica nesse fim de semana.

– Durma um pouco mais cedo no sábado e no domingo, tire cochilos. Isso se chama reserva de sono e vai ajudar na semana que vai se iniciar.

– Evite cafeína e bebidas energéticas à noite. Usadas para ajudar a combater o cansaço, podem impedir a adaptação do nosso relógio biológico.

– Use melatonina para reequilibrar o sono inicial.

– Não deixe de fazer o exercício físico habitual porque está se sentindo mais cansado.

– Tente fazer cochilos rápidos de 15 a 20 minutos após o almoço.

Lembre-se sempre que dormir não é perda de tempo. Ao dormir bem, mantemos as nossas defesas funcionando a mil e ficamos protegidos de infecções!

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

MG - Jovem inventa que mãe está passando mal para estuprar vizinha

MG – Jovem inventa que mãe está passando mal para estuprar vizinha

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 5 de dezembro de 2016.MG – Jovem …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).