Inicio » Mais Seções » Saúde – Detecção precoce do câncer de mama eleva chance de cura para 98%

Saúde – Detecção precoce do câncer de mama eleva chance de cura para 98%

Alertar para a importância da prevenção e detecção precoce do câncer de mama para a cura da doença. Este é o objetivo da 1ª “Caminhada Outubro Rosa – Toque de Amor”, que será realizada no próximo domingo (26), na Lagoa da Pampulha. A largada será às 9h, na praça Alberto Dalva Simão (praça Iemanjá). O percurso será de cerca de 2,5 quilômetros, até a Igreja São Francisco de Assis (Igrejinha da Pampulha). Qualquer pessoa pode participar, sem a necessidade de inscrição.
Oncologista Fábio Reder destaca importância de autoexame, mamografia e vida saudável
Oncologista Fábio Reder destaca importância de autoexame, mamografia e vida saudável

“Pedimos a todos para irem de camisa branca ou rosa para chamar a atenção para a cor da campanha”, diz uma das organizadoras do evento, Ana Carolina Calabró.

Segundo ela, a iniciativa surgiu do grupo Toque de Amor, composto por mulheres que já estiveram ou estão em tratamento. O grupo tem uma página no Facebook com mais 200 integrantes, que compartilham suas experiências para encorajar umas às outras. “Queremos mostrar para as mulheres a importância de se fazer a mamografia regularmente, pois esse exame é o único que detecta precocemente a doença”, explica Ana.
Durante o trajeto serão entregues panfletos com informações sobre o câncer de mama e dicas de prevenção. Antes, uma equipe de educadores físicos fará um alongamento com os participantes.
FIQUE ATENTA
Fábio Reder, oncologista da Oncomed Belo Horizonte, parceira do evento, destaca que quando a doença é detectada ainda na forma precoce a cura chega a 98%. Por isso a importância da prevenção. “A mulher deve fazer o autoexame a partir dos 18 anos. Já a mamografia, a partir dos 50 e aquela que tem parentes de primeiro grau que tiveram o câncer de mama, a partir dos 35”, explica.
A prevenção também se dá por meio de uma vida saudável. “Evitar o tabagismo e o consumo de álcool, ter uma alimentação saudável e praticar atividades físicas regularmente são essenciais”.
------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

VLI abre vagas para programa Jovem Aprendiz em Montes Claros

VLI abre vagas para programa Jovem Aprendiz em Montes Claros

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 8 de dezembro de 2016.VLI abre vagas …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).