Inicio » Esporte » Brasileirão 2016 » Brasileirão 2014 – Cruzeiro é 91% campeão; veja contas para antecipar o título

Brasileirão 2014 – Cruzeiro é 91% campeão; veja contas para antecipar o título

Enfim, o Campeonato Brasileiro – Brasileirão 2014 – chegou à sua tão esperada reta final. Faltam somente nove rodadas para o término da principal competição nacional e, se nada de normal acontecer até lá, o Cruzeiro já vai ter se tornado bicampeão. Quem mostra isso são os números. Após o triunfo sobre o Vitória, neste domingo, em Salvador, o time comandado por Marcelo Oliveira não só abriu mais um ponto de frente sobre os seus rivais na liderança (de seis para sete tentos), como também disparou no favoritismo para faturar o título brasileiro.

Brasileirão 2014 - Cruzeiro é 91% campeão; veja contas para antecipar o título
Brasileirão 2014 – Cruzeiro é 91% campeão; veja contas para antecipar o título

De acordo cálculos do site Infobola, alimentado pelo matemático Tristão Garcia, o Cruzeiro tem, nesta segunda-feira, 91% de chances de conquistar o Campeonato Brasileiro de 2014. São Paulo (4%), Inter (2%), Atlético-MG (1%), Corinthians (1%) e Grêmio (1%) aparecem muito, mas muito atrás. Basicamente, estas porcentagens mostram que somente uma combinação muito improvável de resultados impedirá que a torcida celeste comemore o bi daqui a algumas semanas.

chancestitulorepro

Considerando a média de pontuação de todos os campeões nacionais (74 pontos) desde 2006 – quando o Campeonato Brasileiro passou a ser disputado em pontos corridos e por 20 clubes -, o Cruzeiro necessita de apenas 15 tentos para faturar o bi em 2014. Assim, seguindo esta conta, restariam somente cinco vitórias nos próximos nove jogos para o time cruzeirense alcançar a marca que, em média, garante a conquista da Série A a uma equipe.
E este cálculo pode ficar mais simples ainda, já que os comandados de Marcelo Oliveira atuam exatamente cinco vezes dentro de seus domínios até o fim da competição – com isso, bastaria o time mineiro fazer a famoso dever de casa para erguer a taça no fim do ano. E os adversários que a equipe cruzeirense enfrentará no Mineirão são, majoritariamente, frágeis: pega os desesperados Palmeiras, Botafogo e Criciúma, e o confortáveis Goiás e Fluminense. Longe de Minas Gerais, duela com Figueirense, Santos, Grêmio e Chapecoense. Matematicamente, o título estará garantido com mais 20 pontos (sete vitórias, ou seis triunfos e dois empates).

Libertadores: briga ferrenha pelas duas últimas vagas

O embate das equipes por um lugar no G-4 do Campeonato Brasileiro promete ser muito emocionante até o fim da competição. Os números mostram que Cruzeiro (99%) e São Paulo (76%) já têm vaga muito bem encaminhada para a próxima Copa Libertadores da América, mas que três times brigarão ponto a ponto por mais dois lugares. Atlético-MG (59%), Inter (55%) e Corinthians (54%) têm praticamente as mesmas chances de se classificar para o torneio continental. O confronto direto entre gaúchos e mineiros, no dia 23 de novembro, pela 36ª rodada, pode definir os rumos do duelo. Somente mais atrás surgem Grêmio, Santos e Fluminense.

chanceslibertadoresrepr

Rebaixamento: Botafogo mais cotado que todos

Na parte inferior da tabela, más notícias para o Botafogo. De acordo com Tristão Garcia, apesar de atualmente ser o 17º colocado do Brasileiro, o clube carioca é o que tem mais chances de ser rebaixado à Série B (73%). Para se reerguer, a equipe comandada por Vagner Mancini tem três confrontos com rivais diretos na luta contra a degola (Coritiba, Figueirense e Chapecoense) até a 38ª rodada. Por sua vez, a boa sequência engatada pelo Palmeiras nas últimas rodadas deu um respiro a equipe alviverde, que agora possui somente 21% de chances de descenso – bem atrás de Coritiba, Criciúma, Bahia e Vitória.

chancesrebaixamentorep

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Cultura Moc - Festa Nacional do Pequi começa na próxima semana

Cultura Moc – Festa Nacional do Pequi começa na próxima semana

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 10 de dezembro de 2016.Cultura Moc – …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).