Inicio » Norte de Minas » Norte de Minas – Produtores do Projeto Jaíba fazem teste de exportação de banana para Europa

Norte de Minas – Produtores do Projeto Jaíba fazem teste de exportação de banana para Europa

Na região do Projeto  Jaíba, tradicional produtora de frutas do Norte de Minas, uma experiência pode aumentar as chances de exportação desta variedade de banana. No dia 14/10 um contêiner com aproximadamente seis toneladas, parte do porto de Salvador com destino a Lisboa. O projeto é fruto de uma pesquisa que visa estender o período de conservação pós-colheita da banana prata anã, produzida no Arranjo Produtivo Local de Fruticultura na região do Jaíba. “Esse tipo de banana ainda não é comercializada na Europa; tida como uma fruta exótica. O avanço vai permitir um expressivo ganho de competitividade para os produtores e abertura de um novo e importante mercado consumidor”, diz a gerente de Desenvolvimento Industrial da FIEMG, Simone Porto. O contêiner deverá chegar a Lisboa no dia 7 de novembro.

Norte de Minas - Produtores do Projeto Jaíba fazem teste de exportação de banana para Europa
Norte de Minas – Produtores do Projeto Jaíba fazem teste de exportação de banana para Europa

O grupo está trabalhando com apoio e orientação do Sistema FIEMG, dos técnicos do Sebrae Minas, do governo do Estado, com a Abanorte, com apoio do BID, dentro do Programa de Apoio à Competitividade dos Arranjos Produtivos Locais de Minas Gerais. A intenção é fazer com que a fruta chegue fresca, ainda verde, no ponto ideal de maturação ao destino final. Os pesquisadores avaliam uma série de variáveis como a conservação pós-colheita de frutos colhidos em diferentes estágios de desenvolvimento e de temperatura, os efeitos de absorvedor de etileno combinado com atmosfera modificada por embalagem plástica na conservação pós-colheita e os efeitos da atmosfera controlada na conservação.

Foram realizados testes no laboratório de pós-colheita da Unimontes para definir os parâmetros ideais de maturação, características físicas e de colheita da banana prata anã, objetivando a conservação dos frutos durante o período de exportação via container para o continente europeu.

Os testes em laboratório foram realizados de dezembro de 2012 a junho de 2014. Os frutos do teste foram colhidos em fazenda selecionada e de acordo com os parâmetros determinados nos testes de laboratório e com os padrões internacionais de exportação de alimentos.

No dia 07 de novembro, a equipe da FIEMG e produtores da região do Jaíba estarão presentes no Porto de Lisboa para acompanhar a abertura do contêiner e verificar a efetividade da tecnologia desenvolvida para essa exportação, bem como cumprir uma agenda de prospecção de mercado que inclui a articulação com grandes compradores da Europa.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

O responsável pela cirurgia o neurocirurgião César Felipe Gusmão Santiago

Montes Claros – Santa Casa de Montes Claros realiza cirurgia inédita para retirada de tumor cerebral

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 9 de dezembro de 2016.Montes Claros – …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).