Inicio » Montes Claros » Montes Claros – Outubro Rosa: Evento promove a prevenção e a solidariedade‏

Montes Claros – Outubro Rosa: Evento promove a prevenção e a solidariedade‏

Foi realizada nesta terça-feira, 21, como parte da campanha “Outubro Rosa”, de combate ao câncer de mama, uma grande ação de saúde na Praça Doutor Carlos, região central de Montes Claros. O evento foi realizado pela Superintendência Regional de Saúde, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros, faculdades e Rádio Itatiaia.  

Montes Claros - Outubro Rosa: Evento promove a prevenção e a solidariedade‏
Montes Claros – Outubro Rosa: Evento promove a prevenção e a solidariedade‏

Durante todo o dia, foram realizados agendamentos de mamografia, aferição de pressão arterial e medição de glicose. No local, também funcionou um Salão de Beleza Solidário (com corte gratuito de cabelo e de unhas, além de distribuição de “Kits Rosa”, contendo material de manicure individual, importante para evitar a contaminação pela hepatite). O salão funcionou ainda como ponto de doações de cabelo para a confecção de perucas, que serão doadas para mulheres que tenham ficado carecas devido ao tratamento contra o câncer.

4 ANOS/16 CENTÍMETROS – Uma das doadoras foi a autônoma Marley Oliveira. Ela conta que o interesse em doar seus cabelos nasceu após assistir a uma reportagem sobre o tema. Assim, após quatro anos deixando o cabelo crescer, Marley aproveitou o evento na praça para realizar a tão esperada doação, que chegou a 16 centímetros de cabelo.

“As mulheres têm os cabelos como atrativo. Quando o cabelo cai, elas ficam fragilizadas. Acredito que a peruca eleva a autoestima das mulheres, ajuda na recuperação”, diz, explicando que o cabelo doado não faz falta. “Cabelo cresce de novo, e a oportunidade de ajudar as pessoas é melhor que a perda do cabelo”, resumiu.    

HISTÓRICO – Desde o início da Campanha Outubro Rosa 2014, já foram diagnosticados precocemente, em Montes Claros, 11 casos de câncer de mama. O tratamento destas pacientes já foi iniciado.

Em 2013, na região Macro Norte de Minas, que engloba Montes Claros e outros 85 municípios, foram registrados 12.176 casos suspeitos de câncer de mama. No estado, este número chegou a 108.508 casos, no mesmo período. 

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).