Inicio » Cultura MOC » Montes Claros – PSIU POÉTICO 2014: Maior salão de poesia do país encerra mais uma edição de sucesso‏

Montes Claros – PSIU POÉTICO 2014: Maior salão de poesia do país encerra mais uma edição de sucesso‏

O PSIU POÉTICO 2014 de Montes Claros é considerado o maior salão de poesia do Brasil. Neste ano, as atividades do PSIU foram realizadas entre os dias 4 e 12 de outubro, em diversos espaços da cidade: no Centro Cultural Hermes de Paula, mais especificamente na Galeria Godofredo Guedes e auditório Cândido Canela; no Centro de Ciências Humanas da Unimontes; no Mercado Central e na Rodoviária, além de diversas instituições de ensino de Montes Claros, municipais e estaduais.

Montes Claros - PSIU POÉTICO 2014: Maior salão de poesia do país encerra mais uma edição de sucesso‏
Montes Claros – PSIU POÉTICO 2014: Maior salão de poesia do país encerra mais uma edição de sucesso‏

Tradicionalmente, são homenageados seis poetas vivos. Os escolhidos em 2014 foram: Lara Araújo, de Montes Claros, Ricardo Aleixo, de BH, Wagner Merije, de SP, Éle Semog, do RJ, Telma Scherer e Dakosta Kemerich, ambos do RS.

“Estupendo!” Esta foi a expressão usada pelo poeta e criador do PSIU, Aroldo Pereira, para exprimir a satisfação com o resultado do evento. Para ele, uma das mais importantes atividades realizadas dentro do evento foi a “Poesia Circular”, que revela jovens talentos. “Muitos poetas apareceram com destaque e valeu muito a pena, por exemplo, a presença do Anand Rao, poeta, músico e jornalista, que ministrou oficinas de musicalização, ou seja, ele colocou ritmo nos versos.”

De acordo com Pereira, na Escola Municipal Dona Vidinha Pires, bairro Vargem Grande, o ponto alto foi quando Anand musicou um poema da aluna Carol. “Ver brilhar os olhos da Carol foi incrível e emocionou a todos, inclusive a mim, que já estou na estrada há tanto tempo. Foi realmente um grande momento”, completa. Pereira acrescentou que, a partir desta experiência, Rao já programou para o ano que vem o lançamento de um CD com foco no evento cultural.

Outra atividade citada por Aroldo como geradora de frutos foi a oficina de cinema ministrada por Alexandre Naval. Os alunos que participaram estão produzindo um documentário sobre o Psiu.

Pereira, que é membro do conhecido Grupo de Literatura Transa Poética, enfatiza ainda que a parceria com a Universidade Estadual de Montes Claros foi essencial e mais efetiva este ano, por meio do Programa de Mestrado de Letras. “A parceria fluiu de maneira plena, dando resultados magníficos com participação de estudantes do curso em questão e outros”. Também foram parceiros do evento o município, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, e a Petrobrás.

“O Salão Nacional de Poesia Psiu Poético é para Montes Claros um grande festival de arte contemporânea, que possibilita a interação de artistas e público com tudo o que vem sendo produzido na cena cultural brasileira. É um momento ímpar, onde a poesia, sendo referência, dialoga com todas as outras manifestações artísticas”, finaliza Aroldo Pereira.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).