Inicio » Cultura MOC » Montes Claros – PSIU POÉTICO 2014: Maior salão de poesia do país encerra mais uma edição de sucesso‏

Montes Claros – PSIU POÉTICO 2014: Maior salão de poesia do país encerra mais uma edição de sucesso‏

O PSIU POÉTICO 2014 de Montes Claros é considerado o maior salão de poesia do Brasil. Neste ano, as atividades do PSIU foram realizadas entre os dias 4 e 12 de outubro, em diversos espaços da cidade: no Centro Cultural Hermes de Paula, mais especificamente na Galeria Godofredo Guedes e auditório Cândido Canela; no Centro de Ciências Humanas da Unimontes; no Mercado Central e na Rodoviária, além de diversas instituições de ensino de Montes Claros, municipais e estaduais.

Montes Claros - PSIU POÉTICO 2014: Maior salão de poesia do país encerra mais uma edição de sucesso‏
Montes Claros – PSIU POÉTICO 2014: Maior salão de poesia do país encerra mais uma edição de sucesso‏

Tradicionalmente, são homenageados seis poetas vivos. Os escolhidos em 2014 foram: Lara Araújo, de Montes Claros, Ricardo Aleixo, de BH, Wagner Merije, de SP, Éle Semog, do RJ, Telma Scherer e Dakosta Kemerich, ambos do RS.

“Estupendo!” Esta foi a expressão usada pelo poeta e criador do PSIU, Aroldo Pereira, para exprimir a satisfação com o resultado do evento. Para ele, uma das mais importantes atividades realizadas dentro do evento foi a “Poesia Circular”, que revela jovens talentos. “Muitos poetas apareceram com destaque e valeu muito a pena, por exemplo, a presença do Anand Rao, poeta, músico e jornalista, que ministrou oficinas de musicalização, ou seja, ele colocou ritmo nos versos.”

De acordo com Pereira, na Escola Municipal Dona Vidinha Pires, bairro Vargem Grande, o ponto alto foi quando Anand musicou um poema da aluna Carol. “Ver brilhar os olhos da Carol foi incrível e emocionou a todos, inclusive a mim, que já estou na estrada há tanto tempo. Foi realmente um grande momento”, completa. Pereira acrescentou que, a partir desta experiência, Rao já programou para o ano que vem o lançamento de um CD com foco no evento cultural.

Outra atividade citada por Aroldo como geradora de frutos foi a oficina de cinema ministrada por Alexandre Naval. Os alunos que participaram estão produzindo um documentário sobre o Psiu.

Pereira, que é membro do conhecido Grupo de Literatura Transa Poética, enfatiza ainda que a parceria com a Universidade Estadual de Montes Claros foi essencial e mais efetiva este ano, por meio do Programa de Mestrado de Letras. “A parceria fluiu de maneira plena, dando resultados magníficos com participação de estudantes do curso em questão e outros”. Também foram parceiros do evento o município, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, e a Petrobrás.

“O Salão Nacional de Poesia Psiu Poético é para Montes Claros um grande festival de arte contemporânea, que possibilita a interação de artistas e público com tudo o que vem sendo produzido na cena cultural brasileira. É um momento ímpar, onde a poesia, sendo referência, dialoga com todas as outras manifestações artísticas”, finaliza Aroldo Pereira.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Temer sanciona com veto lei que repassa custos do Fies com bancos para faculdades

Temer sanciona com veto lei que repassa custos do Fies com bancos para faculdades

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 2 de dezembro de 2016. Temer sanciona …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).