Inicio » Montes Claros » Montes Claros – Outubro Rosa: Pedalando contra o câncer‏

Montes Claros – Outubro Rosa: Pedalando contra o câncer‏

No último sábado, 25, foi dia de pedalar contra o câncer. O 1º Passeio Ciclístico Contra o Câncer, promovido pelo Hospital Dilson Godinho, faz parte da campanha Outubro Rosa, que conta com a parceria da Prefeitura de Montes Claros, através da Secretaria Municipal de Saúde.  Segundo a organização do evento, quase 400 pessoas se inscreveram para participar da ação, que ainda teve como objetivo arrecadar alimentos não perecíveis para serem doados para o Lar das Velhinhas de Montes Claros.

Passeio Ciclístico Outubro Rosa - Foto Andréia Pereira
Passeio Ciclístico Outubro Rosa – Foto Andréia Pereira

“Muitos se inscreveram apenas para ajudar na divulgação e para contribuir com a doação de alimentos”, disse um dos organizadores, Thiago Simões, coordenador do Promama, um grupo multiprofissional que oferece acolhimento a mulheres que necessitam realizar o exame de rastreamento do câncer de mama, procedimentos diagnósticos de patologias mamárias e tratamentos dos casos confirmados.

O motorista Ronivaldo Paz se inscreveu por incentivo da mãe, Maria de Jesus Paz Queiroz, mais conhecida como Zuzinha. “Me inscrevi por incentivo da minha mãe que trabalha na área. É muito importante participar dessas ações  para divulgar esse trabalho e o risco que as mulheres passam”, disse o motorista, que já pedala há mais de 10 anos.

Dona Zuzinha, 66 anos, trabalha há 30 anos como técnica em radioterapia e há 17 como técnica em mamografia no Hospital Dilson Godinho.  Ela convive com diversas mulheres que estão em tratamento contra o câncer e considera que ações como um simples passeio ciclístico podem salvar vidas através da mobilização da sociedade em prol do diagnóstico precoce. “Esse passeio é um incentivo. Por isso que, mesmo que eu não pedale, é bom estarmos aqui. Eu gosto, é minha área, minha paixão”, afirmou a técnica.

Não é preciso trabalhar na área da saúde para conhecer alguém que tenha câncer ou que esteja em tratamento. Afinal, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a estimativa é de 57.120 novos casos de câncer de mama para este ano no país. A jovem Lorena Soares, que aderiu à campanha, conhece alguém que está na luta contra o câncer: “A tia do meu esposo precisou tirar a mama, e em todas as campanhas ela participa. Hoje ela faz tratamento para constatar a ausência de câncer”.

Para o presidente do Hospital Dilson Godinho, Dilson Godinho Junior, é uma honra muito grande participar dessa campanha. “É preciso estar sempre atento ao câncer de mama, que é curável, mas tem matado muitas mulheres”, destacou o presidente.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Dr. Newton Figueiredo, vice-presidente da ACI, defendeu o resgate do futebol local a partir da campanha

Montes Claros – Ação entre amigos da ACI e CDL em prol do Ateneu

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 7 de dezembro de 2016.Montes Claros – …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).