Inicio » Emprego » Emprego – Tempo entre primeiro contato até a contratação vem diminuindo nos últimos anos, diz pesquisa

Emprego – Tempo entre primeiro contato até a contratação vem diminuindo nos últimos anos, diz pesquisa

Em 50% dos casos, o trabalhador brasileiro é contratado em até 1,4 semanas, segundo a nova Pesquisa dos Profissionais Brasileiros da Catho, que traça um panorama sobre a contratação, demissão e carreira dos profissionais do país. Esse resultado é a mediana do tempo que os respondentes tiveram entre o primeiro contato com a empresa até o recebimento da oferta de emprego.

Esse tempo vem diminuindo ao longo dos últimos anos, por exemplo, se olharmos a média dos últimos sete anos, nota-se uma diminuição gradativa no tempo total do processo seletivo. Em 2007, o tempo de demora do processo seletivo, para metade dos entrevistados, era de até 2,7 semanas. A média foi caindo até chegar a 1,4 semanas em 2014.

ImageProxy (jornalmontesclaros)

Analisando apenas os dados de 2014, o percentual de pessoas que levaram menos de 1 semana entre o primeiro contato e a contratação foi a grande maioria, com 38,4%, já os que levaram de 1 até 2 semanas foi de 26,3%, totalizando 64,7% dos entrevistados.

ImageProxy (1) (jornalmontesclaros)

Esse tempo entre o primeiro contato e a contratação está diretamente ligado à quantidade de entrevistas que os profissionais passam ao longo do processo seletivo. A Pesquisa mostrou que a maioria dos profissionais fez menos de duas entrevistas antes da contratação do emprego atual, sendo que 38,6% fizeram apenas uma, enquanto apenas 5,4% fizeram cinco ou mais.

ImageProxy (2) (jornalmontesclaros)

“Os processos de avaliação do candidato devem obedecer algumas etapas, que vão desde a apresentação do perfil profissional e pessoal do candidato ao RH, passa pela aplicação de testes técnicos, até a conversa com gestores diretos, além de possível aplicação de dinâmicas. Dessa forme é provável um resultado satisfatório no final. Embora seja possível realizar esses processos em 2 ou 3 etapas, a avaliação deve ser feita com calma para que a otimização do tempo não resulte em um erro na escolha do candidato”, informa Luís Testa, head de Estratégia e Pesquisa da Catho.

Edição 2014 Pesquisa Catho

A Pesquisa dos Profissionais Brasileiros – Um Panorama sobre a Contratação, Demissão e Carreira dos Profissionais é uma publicação da Catho, site de empregos líder no Brasil, e é desde 1988, lançada a cada dois anos. Em 2013 passou a ter publicação anual.
O levantamento contou com 26.459 respondentes de todo o Brasil. Do total de respondentes, 65% estão empregados; sendo que 35,9% são de grandes empresas (com mais de 500 funcionários). A pesquisa foi feita no período de 16 a 31 de março de 2014.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

O responsável pela cirurgia o neurocirurgião César Felipe Gusmão Santiago

Montes Claros – Santa Casa de Montes Claros realiza cirurgia inédita para retirada de tumor cerebral

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 9 de dezembro de 2016.Montes Claros – …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).