Inicio » Educação » Enem 2014 – Saiba como se sair bem nas provas do Enem 2014

Enem 2014 – Saiba como se sair bem nas provas do Enem 2014

O Exame nacional do Ensino Médio (Enem 2014) se tornou nos últimos anos a principal porta de entrada das universidades públicas e privadas do Brasil. Segundo o levantamento do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, o número de inscritos este ano é de 9.519.827, 21,8% a mais do que em 2013. Este ano as provas acontecem no dia 08 e 09 de novembro (próximos sábado e domingo) .

Lembrete:
No dia da prova o candidato deve levar um documento oficial com foto, o cartão de inscrição e uma caneta esferográfica de tinta preta e corpo transparente.
20141031080914815704i (jornalmontesclaros)
Dicas da Dad
A editora de Opinião, Dad Squarisi, sugere aos inscritos ao Enem o que fazer não somente na hora da prova de redação, como também dias antes do exame. Calma e preparo são fundamentais para um ótimo desempenho.

» Atenção ao enunciado das questões e da Redação. Fugir do tema ou não chegar à ideia central anula a redação.

» Planeje o texto: delimite o assunto, trace o objetivo e busque ideias aptas a desenvolvê-las.

» Seja natural: nada de palavras difíceis ou estruturas complicadas. Lembre-se: você escreve para gente de carne e osso.

» Varie: brinque com frases curtas e menos curtas. Não repita palavras nem estruturas. Faça perguntas diretas.

» Releia o texto. Ele começa charmoso e termina atraente? Cada ideia aparece em um parágrafo? Você atingiu o objetivo? O texto obedece à gramática e ao dicionário? Parabéns, uma vaga na universidade é sua.

» O estudante pode começar ou não pela redação, depende do que lhe for mais fácil. Se deixar para o final, dê, no começo, uma espiadinha no tema, depois passe ao resto da prova. Enquanto faz as outras questões, a cabeça vai trabalhando quietinha. Os textos da prova, em geral, tratam do assunto da redação e enriquecem as ideias.

» Um dia antes do exame, descanse, se divirta e relaxe. Você precisa estar fisicamente descansado. Já estudou e leu muito, agora precisa estar preparado para demonstrar o que aprendeu.

»  No dia do Enem, acorde cedo, tome um banho, ande descalço na grama e chegue cedo ao local da prova. Respire fundo, massageie as orelhas, pois elas têm pontos importantes que ligam o restante do corpo. Faça o exame com leveza. Você já fez a sua parte. Boa sorte.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Temer sanciona com veto lei que repassa custos do Fies com bancos para faculdades

Temer sanciona com veto lei que repassa custos do Fies com bancos para faculdades

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 2 de dezembro de 2016. Temer sanciona …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).