Inicio » Economia » China adota medidas para estimular importações

China adota medidas para estimular importações

O governo chinês anunciou nesta quinta-feira um pacote de medidas para estimular as importações no país, numa tentativa de sair de um cenário em que há fraca demanda interna por produtos estrangeiros e um saldo excessivamente positivo na balança comercial, dois fatores que dificultam o crescimento econômico.

Ações do governo incluem crédito bancário e incentivos fiscais
Ações do governo incluem crédito bancário e incentivos fiscais

As ações do governo incluem crédito bancário e incentivos fiscais. Na primeira, as instituições financeiras seriam instadas a intensificar empréstimos para empresas que importam equipamentos de alta tecnologia e componentes. No segundo, as autoridades fiscais deverão estudar politicais fiscais voltadas para a importação de produtos usados em pesquisas científicas.

Além disso, o governo planeja acelerar um programa experimental na zona de livre comércio de Xangai, para aliviar restrições à importação de alguns tipos de automóveis. A China também pretende tornar mais rápido os esforços para chegar a acordos com outros países em termos de inspeção e quarentena de produtos agrícolas, em uma tentativa de facilitar as importações nesse segmento.

Em maio último, o governo apresentou medidas semelhantes para estimular as exportações. O crescimento das exportações tem sido expressivo graças à melhoria da procura externa, porém, as importações do país foram fracas durante boa parte do ano, devido à fraca procura interna.

O superávit comercial da China tem sido uma fonte de atrito com seus parceiros comerciais. Em setembro, o país registrou um superávit comercial US$ 31 bilhões depois de um superávit de quase US$ 50 bilhões em agosto. As importações subiram 7,0% ante o ano anterior, em setembro, após um declínio de 2,4% em agosto. As exportações aumentaram 15,3% em setembro deste ano ante igual mês de 2013, após um ganho de 9,4% em agosto, na mesma base de comparação.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

MG - Jovem inventa que mãe está passando mal para estuprar vizinha

MG – Jovem inventa que mãe está passando mal para estuprar vizinha

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 5 de dezembro de 2016.MG – Jovem …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).