Inicio » Educação » Enem 2014 – O Enem oferece outras oportunidades além do acesso à universidade

Enem 2014 – O Enem oferece outras oportunidades além do acesso à universidade

Você conhece todas as oportunidades oferecidas aos 8,7 milhões de candidatos que estão inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2014)? O Portal NE10 lista abaixo os programas federais que utilizam a nota da prova para selecionar beneficiários. Lembrando que as provas serão aplicadas neste sábado (8) e domingo (9).

Enem 2014 - O Enem oferece outras oportunidades além do acesso à universidade
Enem 2014 – O Enem oferece outras oportunidades além do acesso à universidade

» Sistema de Seleção Unificada (Sisu)
Sistema informatizado do Ministério da Educação, em que as universidades e institutos federais oferecem vagas em cursos de graduação. As seleções de 2015 – no primeiro e segundo semestres – serão feitas pela nota do Enem 2014.

» Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec)
Instituições da educação profissional e tecnológica, públicas e privadas, selecionam candidatos a vagas gratuitas pela nota do Enem. O Sisutec faz dois processos seletivos por ano, no início de cada semestre letivo. Em 2015, a seleção será pelas notas do Enem 2014.

» Ciência sem Fronteiras
Programa dos ministérios da Educação e da Ciência, Tecnologia e Inovação, que oferece bolsas de estudos de graduação-sanduíche em instituições estrangeiras a estudantes que tenham ingressado na graduação pela nota do Enem. Podem se candidatar alunos que cursam a graduação em instituições de ensino públicas e privadas e também da educação profissional e tecnológica. Para todos os casos, a seleção é pela nota do Enem.

» Programa Universidade para Todos (ProUni)
O estudante de instituição privada, que cursa graduação, pode concorrer a bolsas integrais ou parciais de 50% do valor da mensalidade. A seleção dos candidatos é feita pela nota do Enem. São duas seleções por ano. Em 2015, vale a nota do Enem 2014.

» Fundo de Financiamento Estudantil (Fies)
É um programa do governo federal que financia estudantes da graduação e pós-graduação de instituições privadas. A seleção é feita pela nota do Enem.

» Certificação do ensino médio
Pessoas maiores de 18 anos, que não tenham concluído o ensino médio, podem obter a certificação com a nota do Enem.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

MG - Jovem inventa que mãe está passando mal para estuprar vizinha

MG – Jovem inventa que mãe está passando mal para estuprar vizinha

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 5 de dezembro de 2016.MG – Jovem …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).