Inicio » Montes Claros » Montes Claros – Hoje é dia de eleição na Unimontes

Montes Claros – Hoje é dia de eleição na Unimontes

Nesta quinta-feira (6/11), acontece as eleições diretas para a composição das listas tríplices para os cargos de reitor e vice-reitor da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) – gestão 2014/2018. A votação será das 8 às 22 horas, no campus-sede, nos 11 campi e núcleos das regiões Norte de Minas, Noroeste, Central e Vale do Jequitinhonha, além das demais unidades da Unimontes em Montes Claros e no escritório de representação em Belo Horizonte. Conforme as regras do processo eleitoral, o voto na universidade é paritário: professores (peso de 70%), servidores técnico-administrativos (15%) e acadêmicos (15%).

Montes Claros - Hoje é dia de eleição na Unimontes
Montes Claros – Hoje é dia de eleição na Unimontes

Após a apuração dos votos pela comissão eleitoral, o Conselho Universitário se reunirá para homologar o resultado. Na sequência, as listas tríplices para reitor e vice-reitor serão encaminhadas ao governador do Estado, Alberto Pinto Coelho, para a nomeação dos dirigentes da instituição, que deverá acontecer até 4 de dezembro, quando termina a atual gestão.

Ao todo, estão aptas a participar do processo eleitoral mais de 13,5 mil pessoas, incluindo 1.310 professores, 1.242 servidores técnico-administrativos e aproximadamente 11 mil alunos regularmente matriculados nos cursos de graduação, de pós-graduação (Lato sensu e Stricto sensu), de educação profissional de nível técnico, tecnólogos, presenciais e a distância. Cada professor, servidor técnico-administrativo ou aluno deverá votar na respectiva unidade onde é lotado.

LOCAIS DE VOTAÇÃO

No campus-sede, as sessões de votação serão instaladas nos prédios dos centros de ensino (1, 2, 3 e 6) e na sede da Reitoria (prédio 5). No prédio da Reitoria votarão os funcionários técnico-administrativos lotados nos diversos setores do campus-sede, juntamente com os servidores da Diretoria de Documentação e Informações (DDI) que atuam no Centro de Pesquisa e Documentação Regional (Cepedor), situado na Rua Ângelo de Quadros, 1.057, no Bairro São José. Ainda em Montes Claros, haverá urnas no Hospital Universitário Clemente de Faria, Policlínica Doutor Hermes de Paula e no Centro de Educação Profissional e Tecnológica (CEPT).

A votação também acontecerá nos campi das cidades de Almenara (Vale do Jequitinhonha), Bocaiúva, Brasília de Minas, Espinosa, Janaúba, Januária, Pirapora, Salinas e São Francisco (Norte de Minas) e Paracatu e Unaí (Noroeste), além dos Núcleos de Joaíma (Vale do Jequitinhonha) e Pompéu (Região Central) e do Escritório de Representação da Unimontes (ERU) em Belo Horizonte.

Os alunos cursos de educação a distância, dos pólos da Universidade Aberta do Brasil (UAB) deverão votar nos seguintes locais: Almenara (pólos de Almenara e Pedra Azul), Escritório de Representação em Belo Horizonte (Polo de Mantena), Bocaiuva (Polos de Bocaiuva e Itamarandiba), Januária (Polos de Januária e São João da Ponte), Joaíma (Polos de Carlos Chagas e Joaíma), Montes Claros/Prédio 1/CCH (Polos de Francisco Sá e Cristália – cursos de Letras Português e História), Montes Claros/Prédio 6 – CCBS (Cristália – curso de Educação Física). Também haverá votação dos alunos de educação a distância nos polos da UAB nos campi das cidades de Janaúba, Pirapora e São Francisco e no núcleo de Pompéu.

CANDIDATURAS DISTINTAS

Concorrem ao cargo de reitor da Unimontes os professores João dos Reis Canela (atual reitor), João Batista Silvério e Wagner de Paulo Santiago. Os candidatos a vice-reitor são os professores Antonio Alvimar Souza, Rosivaldo Antônio Gonçalves e Silvia Nietsche. Os candidatos a reitor e vice-reitor concorrem indistintamente, sem a formalização de chapas. Porém, os nomes deles vão aparecer na mesma cédula. Haverá uma diferenciação de cédulas em cores por cada categoria: amarela (professores), branca (alunos) e azul (servidores técnico-administrativos). Pelas regras do processo eleitoral (definidas pelo Conselho Universitário), aqueles que tiverem mais de um cargo na instituição – professor e servidor técnico-administrativo -, deverão votar uma única vez, prevalecendo a categoria de maior peso.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Temer sanciona com veto lei que repassa custos do Fies com bancos para faculdades

Temer sanciona com veto lei que repassa custos do Fies com bancos para faculdades

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 2 de dezembro de 2016. Temer sanciona …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).