Inicio » Norte de Minas » Norte de Minas – Serra Geral é parceira pela vida

Norte de Minas – Serra Geral é parceira pela vida

Representantes dos 15 municípios que compõem a região de saúde Janaúba/Monte Azul, na Serra Geral, Norte de Minas, participaram da reunião pública promovida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) na tarde desta quarta-feira (05/11), em Monte Azul.

Em Monte Azul, a programação começou às 8h, com um curso de atualização em urgência e emergência ministrado pelo Núcleo de Educação Permanente do Samu
Em Monte Azul, a programação começou às 8h, com um curso de atualização em urgência e emergência ministrado pelo Núcleo de Educação Permanente do Samu

Com o tema “Parceria pela Vida: O Samu mais perto de você”, as reuniões estão sendo realizadas nos municípios sede das microrregiões com objetivo de promover um esforço de comunicação de caráter educativo e social para que a população seja orientada em relação à melhor utilização do serviço.

Em Monte Azul, a programação começou às 8h, com um curso de atualização em urgência e emergência ministrado pelo Núcleo de Educação Permanente do Samu, que contou com a participação de cerca de 70 profissionais dos hospitais e centros de saúde, além dos socorristas das bases do Samu da microrregião.

À tarde, prefeitos, secretários de saúde, autoridades municipais e a comunidade se reuniram para o encontro Parceria pela Vida. “Esse esforço de comunicação é fundamental para o fortalecimento da cooperação e parceria que marcam a gestão pública da saúde em nossa região. O empenho dos prefeitos em se deslocar de seus municípios, muitos deles bem distantes, para se fazer presentes neste encontro demonstra a seriedade e o compromisso em promover uma saúde pública mais acessível e é motivo de orgulho para o Cisrun, que sempre buscou cumprir seu papel de agente integrador para garantir a efetividade do atendimento do Samu na região”, avalia Ricardo Afonso Veloso, presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas (Cisrun) e prefeito de Bocaiuva.

            O presidente ressalta que a efetividade da parceria entre os municípios e os governos Estadual e Federal garantiu ao Norte de Minas um atendimento pré-hospitalar de excelência, referência para todo o país. “Em cada município da região, independentemente do tamanho ou contingente populacional, o cidadão conta com um serviço pré-hospitalar de excelência que, antes da organização da Rede de Urgência e Emergência na região, só era possível nas grandes cidades. Essa conquista está possibilitando a redução de mortes por causas evitáveis e promovendo mais qualidade de vida para a população norte mineira”, assegura o prefeito.

A região de saúde Janaúba/Monte Azul possui 15 municípios e cerca 270.566 habitantes. O Samu possui sete bases na região, sendo seis básicas e uma avançada, recebendo uma média de 1.212 chamados, sendo 78% na área urbana e 22% na área rural.

De acordo com o prefeito de Monte Azul, José Edvaldo Antunes de Souza, o serviço prestado pelo Samu redimensionou o atendimento às urgências e emergências na região. “Temos um entroncamento rodoviário com muitas ocorrências de acidentes graves, além de grandes distâncias entre os municípios, e o Samu possibilita o atendimento nesses locais, com qualidade técnica, além de encaminhar o paciente ao hospital com segurança e, o mais importante, de forma assistida. Não é possível imaginar a assistência à saúde sem esse elemento tão fundamental, que é o Samu”, avalia o prefeito.

Durante o encontro, o médico coordenador do Samu, Ênius Freire Versiani, apresentou os dados estatísticos dos atendimentos na microrregião e os avanços alcançados pelo serviço nos últimos cinco anos, orientando sobre a adoção de comportamento seguro para evitar acidentes ou situações que coloquem a vida em risco e as situações em que o Samu deve ser acionado pelo número 192.

O médico também destacou que 30% dos chamados recebidos pelo Samu são ligações de brincadeira (trotes) e os prejuízos causados por essa prática.

Ao final do encontro, os prefeitos da microrregião receberam uma placa de homenagem como Município Parceiro pela Vida.

As próximas reuniões públicas serão realizadas nos municípios de São Francisco (11/11), Januária e Manga (12/11), Francisco Sá    (19/11), Coração de Jesus (26/11), Bocaiuva (27/11), Montes Claros (28/11), Taiobeiras (04/12) e Pirapora (08/12).

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

O responsável pela cirurgia o neurocirurgião César Felipe Gusmão Santiago

Montes Claros – Santa Casa de Montes Claros realiza cirurgia inédita para retirada de tumor cerebral

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 9 de dezembro de 2016.Montes Claros – …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).