Inicio » Economia » Black Friday vai acontecer durante as 24 horas da última sexta-feira de novembro, dia 28

Black Friday vai acontecer durante as 24 horas da última sexta-feira de novembro, dia 28

Com a economia mais desaquecida e o brasileiro menos disposto a gastar, o comércio on-line acredita que o consumidor vá antecipar ainda mais neste ano suas compras de final de ano com as promoções da Black Friday.

Black Friday vai acontecer durante as 24 horas da última sexta-feira de novembro, dia 28
Black Friday vai acontecer durante as 24 horas da última sexta-feira de novembro, dia 28

O evento, que foi “importado” do varejo americano, vai acontecer durante as 24 horas da última sexta-feira de novembro, dia 28.

A Braspag, empresa do grupo Cielo e que atua em plataformas de pagamento para o comércio eletrônico, prevê que a venda nessa data deva superar as 660 mil transações registradas na edição do ano passado. A empresa processa o pagamento de cerca de 60% das vendas do mercado de e-commerce nacional.

“Com o atual cenário econômico, a tendência é que as promoções sejam mais agressivas, o que é um motivador importante na antecipação das compras de Natal”, diz Gastão Mattos, presidente da Braspag. “Ainda que esteja mais contido nos gastos, o consumidor sempre está propenso a gastar um pouco mais no final do ano.”

Pico A exemplo do que ocorreu em 2013, o pico de vendas da Black Friday deve ocorrer no período da tarde. Neste ano, a previsão é que o maior volume de transações aconteça entre 16h e 17h.

Para chegar a essa estimativa, a Braspag analisou o volume de 660 mil transações registradas na edição da Black Friday do ano passado em comparação com as cerca de 300 mil verificadas em 2012. A empresa também cruzou esses dados com o comportamento de vendas durante sextas-feiras típicas do ano passado e deste ano.

“As pessoas preferem fazer suas compras no final do dia porque porque estão pesquisando mais antes de comprar”, diz Mattos.

O segundo pico de concentração de vendas deve ocorrer por volta do meio-dia. “O lojista deve ficar atento porque, se a venda on-line dele estiver destoando muito desse horários, ele pode estar perdendo clientes para a concorrência”, afirma o presidente da Braspag.

Em uma sexta-feira “normal”, o pico de vendas do comércio eletrônico acontece das 10h às 11h. Para quem quiser aproveitar, o período de menor transações de vendas on-line está previsto para ocorrer entre as 4h e as 6h da manhã. O movimento deve começar a aumentar a partir da meia-noite e varia até as 2 h da manhã.

Duas décadas Em 2015, o e-commerce brasileiro completa 20 anos e, segundo especialistas desse setor, há espaço para crescer ainda mais. Segundo o economista Jack London, fundador da Camara-e.net (Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico), hoje a participação do e-commerce no varejo brasileiro é de aproximadamente 3% do total das vendas do comércio.

“Não era o que imaginávamos ou prevíamos há vinte anos. O Gartner Group, um dos centros de pesquisa mais influentes da época, estimava que , em 30 anos, o e-commerce teria 25% do comércio mundial. A realidade não confirmou a previsão. Nos Estados Unidos, o comércio eletrônico tem hoje de 6% a 7% do varejo e na Inglaterra, o e-commerce tem 10,7%”, diz o empresário.

“Os números da Inglaterra têm similaridade com os do Brasil no que diz respeito ao número de usuários do e-commerce e podem nos servir como balizamento de uma política global do setor para alcançar a meta de chegar aos 10% do total do varejo brasileiro em 20 anos”, completa.

Em 2013, as vendas mundiais de e-commerce cresceram 19%, índice próximo ao crescimento brasileiro de aproximadamente 24%. “Essa taxa tende a cair nos próximos anos, chegando a 9,9% em 2018”, afirma London.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Temer sanciona com veto lei que repassa custos do Fies com bancos para faculdades

Temer sanciona com veto lei que repassa custos do Fies com bancos para faculdades

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 2 de dezembro de 2016. Temer sanciona …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).