Inicio » Nacional » Brasil – Nível do sistema Cantareira continua a cair

Brasil – Nível do sistema Cantareira continua a cair

Os níveis dos sistemas Cantareira e Alto do Tietê voltaram a cair neste domingo (9), apesar de a chuva ter chegado, enfim, a São Paulo na semana passada. O nível do sistema Cantareira atingiu agora 11,4% de sua capacidade -já contabilizando a segunda cota do volume morto. No sábado (8), o nível era de 11,5%.

Brasil - Nível do sistema Cantareira continua a cair
Brasil – Nível do sistema Cantareira continua a cair

O sistema Alto Tietê também vem diminuindo sua capacidade plena. Neste domingo, o nível de volume armazenado era de 8,3%, contra os 8,4% de sábado. A queda mais expressiva foi na Guarapiranga: ela tem agora 36,6% de sua capacidade -no sábado, eram 36,9%. Desde o primeiro dia de novembro, o nível da represa caiu 2,6%.

Reportagem da Folha de S.Paulo mostrou que o sistema Guarapiranga -usado desde fevereiro no socorro ao Cantareira- será explorado ainda mais nos próximos meses.

O governador Geraldo Alckmin (PSDB) disse na quarta-feira (5) que vai aumentar a captação do Guarapiranga para ajudar a população que recebe água do Cantareira, que está com níveis críticos.

Obras contra a seca

Nenhuma das principais obras previstas pelo governo paulista para ampliar a capacidade de armazenamento de água da Grande São Paulo estará pronta no período de estiagem do ano que vem.

Uma delas é a transposição da água do rio Paraíba do Sul para o sistema Cantareira, agora com aval da Agência Nacional de Águas (ANA).

A única obra prevista para ficar pronta em curto prazo, segundo o cronograma da Sabesp, é a ampliação de uma estação de tratamento de água neste ano -que seria suficiente para abastecer só 300 mil pessoas, de um total de 20 milhões na Grande SP.

Folhapress

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Temer sanciona com veto lei que repassa custos do Fies com bancos para faculdades

Temer sanciona com veto lei que repassa custos do Fies com bancos para faculdades

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 2 de dezembro de 2016. Temer sanciona …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).