Inicio » Mais Seções » Saúde – Veja como reduzir os riscos de erosão dentária

Saúde – Veja como reduzir os riscos de erosão dentária

Que dentes saudáveis e bonitos estão diretamente ligados ao que comemos, todo mundo sabe. Mas o que talvez você não perceba é que consumir determinadas frutas em excesso, como laranja, limão, acerola e outras cítricas, pode atrapalhar na tarefa de exibir um belo sorriso por aí.

Estudo recente publicado pela Universidade de Adelaide, na Austrália, alerta para os riscos da erosão dentária, desgaste do esmalte provocado pela ação química de ácidos
Estudo recente publicado pela Universidade de Adelaide, na Austrália, alerta para os riscos da erosão dentária, desgaste do esmalte provocado pela ação química de ácidos

Estudo recente publicado pela Universidade de Adelaide, na Austrália, alerta para os riscos da erosão dentária, desgaste do esmalte provocado pela ação química de ácidos presentes em determinados alimentos, bebidas e até mesmo no organismo. De acordo com os pesquisadores, pela primeira vez foi possível constatar que os maiores danos aos dentes ocorrem nos primeiros 30 segundos de contato dos ácidos com a boca.

São duas as causas da erosão dentária. As intrínsecas atingem pessoas que apresentam problemas gastrointestinais como refluxos ou distúrbios alimentares como a bulimia. Isso porque o ato de vomitar com frequência coloca a boca em contato direto com os ácidos gástricos, produzidos pelo estômago. A ação repetida desses químicos sobre os dentes remove o esmalte, causando a erosão.

Outro fator, chamado de extrínseco, está diretamente ligado ao consumo em excesso de alimentos e bebidas ricos em ácidos como sucos e frutas cítricas, refrigerantes, isotônicos e bebidas alcoólicas. A Síndrome de Boca Seca também contribui, pois a baixa produção de saliva diminui o pH da boca, deixando-a mais ácida. Há ainda os efeitos de medicações como os anti-histamínicos (antialérgicos) e os ácidos acetilsalicílicos (para dor e febre).

COMO IDENTIFICAR?

– Descoloração dos dentes, desgaste do esmalte, exposição da dentina (camada que fica logo abaixo do esmalte).

– Sensibilidade dentinária, porque o esmalte desgastado expõe a dentina, que é mais permeável do que o esmalte, sendo mais sensível ao toque, ao ar, à força da mordida e à exposição ao ácido.

– Bordas dos dentes frontais com aparência transparente, lisa ou desgastada.

COMO EVITAR A EROSÃO DENTÁRIA?

– Procure não ingerir bebidas ácidas com frequência ao longo do dia. O que provoca a erosão dentária é a assiduidade do contato dos ácidos com a boca. Escolha um momento do dia, por exemplo, para tomar sucos como laranja, limão e acerola.

– Não escove os dentes imediatamente após a ingestão de bebidas ácidas. Quando o ácido atinge os dentes, a escovação pode causar mais desgaste dentário. Aguarde pelo menos 20 minutos e utilize sempre escovas macias. A saliva neutraliza a ação do ácido.

– Ao ingerir bebidas ácidas, use um canudinho. Isso diminui a área de contato do líquido com os dentes.

COMO TRATAR?

Pessoas que têm problemas gastrointestinais e que apresentam erosão dentária precisam fazer o tratamento médico simultaneamente ao odontológico. Quando a perda do esmalte encontra-se em estágios avançados, são feitas restaurações dos dentes.

PRESTE ATENÇÃO

O bruxismo pode acelerar a perda do esmalte dentário em pessoas que já apresentam erosão, devido ao movimento de ranger os dentes. Caso você perceba que seus dentes estão ficando desgastados, procure logo o dentista.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

VLI abre vagas para programa Jovem Aprendiz em Montes Claros

VLI abre vagas para programa Jovem Aprendiz em Montes Claros

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 8 de dezembro de 2016.VLI abre vagas …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).