Inicio » Educação » UFMG é considerada a 6ª melhor universidade da América Latina

UFMG é considerada a 6ª melhor universidade da América Latina

A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte, é considerada a sexta melhor instituição de ensino superior da América Latina e a 316ª no mundo. O ranking foi divulgado pela instituição mineira nesta terça-feira (10). O estudo foi concluído no fim de outubro, pela US News.
UFMG é considerada a 6ª melhor universidade da América Latina
UFMG é considerada a 6ª melhor universidade da América Latina

A UFMG obteve a nota de 37,5, em um total de 100, e ficou entre as quatro melhores brasileiras. O estudo, que é feito há mais de 30 anos, avaliou pela primeira vez universidades fora do território norte-americano. Ao todo, foram 496 instituições observadas na Ásia, Estados Unidos, Europa e América Latina.

Entre as instituições latino-americanas, as cinco mais bem posicionadas são, pela ordem, USP, UFRJ, Unicamp, Universidade de Buenos Aires e Nacional Autônoma do México. A Universidade de São Paulo, além de melhor da América Latina, ficou como em 77ª no ranking global.
Fecham a lista das 10 melhores instituições de ensino superior na região as universidades Estadual Paulista (Unesp), Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), PUC do Chile e Federal de São Paulo (Unifesp).
O estudo, que é feito há mais de 30 anos, avaliou pela primeira vez universidades fora do território norte-americano. A primeira posição pertence à Harvard, a única a conseguir a nota máxima 100. A segunda colocada, o Instituto de Tecnologia de Massachusetts, teve a nota de 88,9.
Critérios
Entre outros critérios, a avaliação do US News leva em consideração as reputações global e regional das universidades, publicações de elevado impacto em periódicos, total de citações, colaboração internacional e número de doutores premiados.
Segundo o pró-reitor de Graduação da UFMG, Ricardo Takahashi, o US News, diferentemente de outros rankings importantes, utiliza indicadores ponderados de publicações por área de conhecimento, que são somados aos indicadores absolutos. “Essa forma de calcular detecta e valoriza excelência em áreas nas quais tipicamente se publica menos. Isso favorece a UFMG, que tem excelência distribuída de forma equilibrada pelas diversas áreas do conhecimento”, explica.
------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

MG - Jovem inventa que mãe está passando mal para estuprar vizinha

MG – Jovem inventa que mãe está passando mal para estuprar vizinha

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 5 de dezembro de 2016.MG – Jovem …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).