Inicio » Nacional » Brasil – Uma pessoa é assassinada a cada 10 minutos no Brasil

Brasil – Uma pessoa é assassinada a cada 10 minutos no Brasil

Quase seis pessoas foram assassinadas a cada hora no Brasil em 2013. Durante o ano, houve 50.806 vítimas de homicídios dolosos, taxa equivalente a 25,2 vítimas a cada grupo de 100 mil pessoas. Os dados fazem parte da 8ª edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, estudo apresentado na manhã desta quarta-feira, em São Paulo, pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP).

Brasil - Uma pessoa é assassinada a cada 10 minutos no Brasil
Brasil – Uma pessoa é assassinada a cada 10 minutos no Brasil

Em relação a 2012, houve ligeira redução de 2,6% nesta taxa (que era de 25,9). No entanto, analisando o número total de vítimas (antes 50.241), nota-se um aumento de 1,1%. A queda no indicador per capita se justificaria, então, pelo maior crescimento da população.

O Estado com o maior número absoluto de vítimas em 2013 foi a Bahia, com 5.440 mortos e taxa de 36,1 vítimas a cada grupo de 100 mil pessoas. Alagoas, com 2.140 mortos e taxa de 64,7 vítimas a cada 100 mil pessoas, registrou a pior taxa. Por outro lado, São Paulo e Santa Catarina são os que apresentam as menores taxas de assassinatos: 10,8 a cada 100 mil.

O FBSP reforça, porém, que pode haver subnotificação do total de homicídios dolosos, o que significaria dados piores e situações ainda mais graves em algumas localidades.

Estupros
Em 2013, o Brasil registrou 50.320 casos de estupro, 96 a mais do que o volume de 2012 – o que significa, em termos estatísticos, estabilização. O Fórum estima, no entanto, que este número seja bem mais alto: cerca de 143 mil estupros no transcorrer do ano.

De acordo com o órgão, a diferença se dá também à grande subnotificação desse tipo de crime no País e no mundo. Segundo a National Crime Victimization Survey (NCVS), por exemplo, apenas 35% das vítimas de estupro costumam prestar queixas.

Considerando somente os boletins de ocorrência, chega-se a uma taxa de aproximadamente um estupro a cada 10 minutos no Brasil, sendo que São Paulo responde por cerca de um quarto (23,96%) deles.

Outros dados

O relatório aborda ainda números referentes a veículos roubados, superlotação e déficit de vagas do sistema penitenciário, perfil dos presos, morosidade do Judiciário, assassinatos cometidos por policiais, confiança da população na força policial e gastos com segurança pública. A íntegra do documento está disponível no site do Fórum.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Montes Claros – Confira os destaques policiais das últimas 24h

Montes Claros – Confira os destaques policiais das últimas 24h

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 7 de dezembro de 2016.Montes Claros – …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).