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Norte de Minas – Estudante de Brasília de Minas está entre os selecionados para sexta antologia literária

Grupo Projetos de Leitura lança sexta coletânea de textos criados por estudantes de Escolas Públicas 

Norte de Minas - Estudante de Brasília de Minas está entre os selecionados para sexta antologia literária
Norte de Minas – Estudante de Brasília de Minas está entre os selecionados para sexta antologia literária

Um livro recheado de histórias surpreendentes, lirismo, muita emoção e grande incentivo pedagógico. Esses são apenas alguns predicados que classificam “As melhores crônicas dos projetos de leitura – Volume 6”. O livro, o sexto da série, traz crônicas escritas por alunos da Rede Pública de Ensino, selecionadas, por meio de um concurso literário em escolas de todo o Brasil e, ainda, crônica do escritor Laé de Souza.

Lançamento
O lançamento do livro será realizado na Biblioteca Municipal Jorge Guilherme Senger, Alto da Boa Vista, em Sorocaba, São Paulo, no dia 18 de novembro, às 10h. A obra estará disponível pelo valor simbólico de R$2,00, e o publico contará com a presença de alunos autores e do coordenador do projeto, o escritor Laé de Souza, que irá autografar a obra juntamente com os estudantes.

Palestra

Na oportunidade Laé de Souza irá proferir uma palestra para estudantes participantes do projeto “Ler é Bom, Experimente!”. Durante a palestra os estudantes poderão formular perguntas ao escritor, sobre a sua carreira, processo de criação e os seus projetos de incentivo à leitura, bem como expor a sua experiência de participar do projeto na sua escola.

A obra e o projeto

A obra, é uma das etapas dos projetos “Ler é Bom, Experimente!”, patrocinado pelo GRUPO SEGURADOR BANCO DO BRASIL E MAPFRE e Sweetmix Indústria e Comércio, em que os alunos desenvolveram várias atividades a partir da leitura do livro “Nos bastidores do cotidiano”, de Laé de Souza. O projeto é desenvolvido em todo o país pelo Grupo Projetos de Leitura, com o apoio do Ministério da Cultura. Para o coordenador do projeto, a leitura e a escrita devem ser encaradas como práticas essenciais à construção de cidadãos mais conscientes. “Nosso trabalho tem como objetivo formar uma nova geração de leitores. Eu como educador sei que isso não é uma tarefa fácil, mas possível, quando oferecemos condições e reunimos pessoas com o mesmo ideal. Os professores que participam dos projetos têm esse ideal e sonho de formar leitores.”, destaca Laé de Souza.

Laé de Souza acredita, ainda, que a leitura e a escrita precisam ser fomentadas como uma forma de prazer e não de maneira obrigatória, tendo o professor um papel fundamental nesse contexto. “Muitas vezes é na sala de aula que se descobre o mundo mágico da literatura. Os educadores precisam mostrar aos estudantes que a leitura é uma das grandes ‘chaves’ para abrir um incrível mundo de possibilidades”, opina.

Participaram do projeto em 2014, 350 escolas, beneficiando mais de 45 mil estudantes. Os textos produzidos pelos alunos foram selecionados na primeira fase pelos professores e, posteriormente, pelo Grupo Projetos de Leitura que escolheu 24 textos para compor o livro “As melhores crônicas dos projetos de leitura – Volume 6”. O livro contém uma crônica do escritor Laé de Souza juntamente com os jovens escritores, de 11 a 16 anos, de Brasília de Minas-MG, Capelinha-MG, Capitão Leônidas Marques-PR, Condeúba-BA, Curitiba-PR, Ferraz de Vasconcelos-SP, Ferros-MG, Francisco Beltrão-PR, Osasco-SP, Posto da Mata-BA, Santa Cruz do Sul-RS, Santa Isabel-SP. São Paulo-SP, Sengés-PR, Sorocaba-SP, Torres-RS, Tremembé-SP e Três Corações-MG.

Manifestação de professores

As professoras professora Maria José Ferreira Leite e Cleide Aparecida Brisola da E.E. Jordina do Amaral Arruda reconhecem a importância do trabalho: “A nossa parceria com os projetos de Leitura do escritor Laé de Souza, já está no quarto ano consecutivo. Este projeto tem influenciado de maneira positiva o envolvimento dos jovens da nossa escola, pois é um projeto bem elaborado e é gratificante o retorno que este projeto nos traz, e ainda, os alunos têm o privilégio de ter contato com o escritor numa seção de palestra e autógrafos.

Nós, professoras da Sala de Leitura, procuramos envolver os demais professores na desenvoltura deste projeto, quer dizer, fazemos uma parceria, assim um número elevado de alunos tem o direito de participar.

O desenvolvimento do projeto se dá em reuniões onde fazemos leituras, discutimos os personagens e suas características, onde fazemos interferências para o entendimento do texto até chegarmos a recriação de um novo a partir do que estudamos.

É feita seleção dos melhores textos e enviados ao escritor conforme os procedimentos do projeto. Depois aguardamos o resultado que é sempre uma emoção para os alunos. Neste ano duas alunas da nossa escola foram selecionadas e isso é muito gratificante e motivador”, dizem.

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