Inicio » Norte de Minas » Norte de Minas – Mirabela terá Team Penning

Norte de Minas – Mirabela terá Team Penning

Mirabela vai sediar dia 22 de novembro um torneio de “Team Penning”, na pista do Rancho Alegre. Serão investidos R$ 7 mil por meio de um termo de cooperação técnica e financeira do Executivo Municipal e a Associação dos Moradores de Muquém. O esporte é uma prova de explosão, velocidade, agilidade e, especialmente, entrosamento. O Projeto de Lei foi aprovado pela Câmara de Vereadores, por unanimidade.

Team Penning  - Foto: Solon Queiroz
Team Penning – Foto: Solon Queiroz

O Vereador Denílson Mendes Nogueira (Di de Cristovino) defendeu a proposta e pede que sejam promovidos mais eventos dessa natureza na cidade.

Antônio Augusto Dias (Tonin de Dite) comemorou a proposta. “Eu fico alegre com a chegada de mais um esporte em nossa cidade. Não vivemos só de bola, temos que ter olhos para outras atividades esportivas, como rodeios. Fico muito alegre em poder contribuir para essa novidade”, afirma.

Lino Soares Neto (Lino da Farmácia) manifestou-se além do PL. “Sou favorável a essa ajuda e vejo que a Prefeitura está participando de forma efetiva em todos os eventos no Município. Que venham mais iniciativas como esta”, pondera.

José Aparecido Mendes Machado, o Zé Mirréis, compartilha da mesma idéia dos vereadores, mas acrescenta: “Quero mais esporte no Município sim. Há necessidade da realização de campeonatos no Município, o que não vem sendo promovido”, diz.

O evento traz inúmeros benefícios para Mirabela. “Eu defendo o esporte como ferramenta de promoção social, beneficiando a saúde física e mental. Defendo também que esse tipo de cão gera receita para o Município e promove a diversão e lazer”, descreve Lucílio Gusmão, Presidente da Casa Legislativa.

O Esporte

O “Team Penning” é praticado por homens, mulheres, crianças e idosos.  Conhecido como ‘a prova da família’, no Brasil atrai a cada ano um número maior de adeptos. A prática da modalidade tem se expandido consideravelmente. No Norte de Minas, são diversos torneios em varias cidades da região.

“Team Penning” (team = equipe/ pen = curral) tem sua origem nos Estados Unidos, no final do século 19, na cidade de Salinas, no Texas, com a lida nas fazendas de gado. É mais um esporte que se desenvolveu com base no dia-a-dia do campo, da ação de se apartar um animal do rebanho para a cura, entre outros motivos. Um trabalho muito antigo e necessário para a rotina de manejo dos animais.

Ao ser trazido para o Brasil, popularizou-se e passou a ser praticado não só pelos proprietários de fazendas e de cavalos, como também por seus familiares e amigos, que formam um time composto pelos pais, tios, avôs e filhos. A adrenalina envolvida é forte e toma conta de quem compete e também da torcida em volta da pista. O estado mais forte hoje na prática da modalidade é São Paulo. Foram criados núcleos, ligas e associações regionais que passaram a organizar provas e campeonatos.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Cultura Moc - Festa Nacional do Pequi começa na próxima semana

Cultura Moc – Festa Nacional do Pequi começa na próxima semana

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 10 de dezembro de 2016.Cultura Moc – …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).