Inicio » Norte de Minas » Norte de Minas – População de São Francisco recebe o projeto Parceria pela Vida

Norte de Minas – População de São Francisco recebe o projeto Parceria pela Vida

Prefeitos e demais autoridades, profissionais de saúde e comunidade dos 16 municípios que compõem a microrregião de saúde Brasília de Minas/São Francisco participaram, nesta terça-feira, 11/11, de uma reunião pública promovida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do Norte de Minas (Samu Macro Norte).

Norte de Minas - População de São Francisco recebe o projeto Parceria pela Vida
Norte de Minas – População de São Francisco recebe o projeto Parceria pela Vida

Com o tema “Parceria pela Vida: O Samu mais perto de você”, o encontro foi realizado na cidade de São Francisco, com objetivo de promover um esforço de comunicação de caráter educativo e social para que a população seja orientada em relação à melhor utilização dos serviços prestados pelo SAMU 192 na região.

Durante o encontro, o presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde da rede de Urgência do Norte de Minas (Cisrun) e prefeito de Bocaiuva, Ricardo Afonso Veloso, destacou a importância da orientação da população para melhoria da gestão do serviço. “Cerca de 30% dos chamados recebidos pelo Samu são trote, que além de dificultar o atendimento a uma pessoa que realmente necessita geram gastos de recursos com a saída de ambulâncias desnecessariamente. Por isso é importante que a população seja orientada para melhor utilizar o serviço”, justifica.

As reuniões estão sendo realizadas nos municípios sede das microrregiões, quando são apresentados os dados estatísticos dos atendimentos do Samu; repassadas orientações sobre a adoção de comportamento seguro para evitar acidentes ou situações que coloquem a vida em risco; as situações em que o Samu deve ser acionado pelo número 192; e apresentados os avanços alcançados pelo serviço nos últimos cinco anos.

O gerente regional de Saúde de Januária, Carlos Manoel Pereira da Costa, explica que a saúde na região foi redimensionada com a implantação da rede de Urgência e Emergência. “Muitas vidas que se perderiam por causas evitáveis hoje são salvas graças à organização da rede, que promoveu o acesso ao serviço pré-hospitalar, através do Samu, e a qualificação e reestruturação dos hospitais regionais. Esse resultado só foi possível pela parceria do Estado, União e Municípios, através do Cisrun, que se tornou um importante instrumento de gestão de saúde. O resultado é público e notório, e motivo para comemorar”, ressalta.

A região de saúde São Francisco/Brasília de Minas possui sete bases descentralizadas do Samu, sendo seis básicas e uma avançada para atender à população de 238.649 habitantes. O Samu recebe mensalmente uma média de 618 chamados para atendimento na região, sendo 78% na área urbana e 22% na zona rural.

Para o presidente da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams) e prefeito de Mirabela, Carlúcio Mendes Leite, a atuação do Samu é um divisor de águas na assistência à saúde no Norte de Minas. “Hoje, todos os municípios da região contam com a cobertura do Samu em pé de igualdade, ou seja, a qualidade do serviço é a mesma para todos os municípios, cumprindo os princípios doutrinários do SUS. Ainda temos muito a avançar, mas os resultados alcançados mostram que estamos no caminho certo”, avalia.

No encontro, os prefeitos dos 16 municípios receberam uma homenagem especial do Cisrun, pela parceria na gestão do Samu Macro Norte.

O prefeito de São Francisco, Luiz Rocha Neto, diz que o Samu Macro Norte é a gênese do Samu regional do país. “Temos orgulho em ser pioneiros de um projeto tão importante para a saúde pública, que é a regionalização do atendimento pré-hospitalar, não só de Minas Gerais, mas de todo o país. Sem esse projeto pioneiro, certamente nós dos pequenos municípios não teríamos acesso a um atendimento pré-hospitalar com a qualidade e tempestividade que contamos hoje, porque esse serviço até então era reservado às grandes cidades. Então, é com muito orgulho que São Francisco recebe esse título de Município Parceiro pela Vida e renovamos nosso compromisso e parceria para a manutenção do Samu na região”, conclui.

Antes da reunião pública, cerca de 80 socorristas do Samu e profissionais dos hospitais e centros de saúde dos municípios envolvidos no encontro participaram de um curso de atualização em urgência e emergência, ministrado por instrutores do Núcleo de Educação Permanente do Samu Macro Norte.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Temer sanciona com veto lei que repassa custos do Fies com bancos para faculdades

Temer sanciona com veto lei que repassa custos do Fies com bancos para faculdades

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 2 de dezembro de 2016. Temer sanciona …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).