Inicio » Montes Claros » Montes Claros – Jornalista Luiz Ribeiro ganha duas premiações na mesma edição do Prêmio

Montes Claros – Jornalista Luiz Ribeiro ganha duas premiações na mesma edição do Prêmio

Foi divulgada a relação dos vencedores do Prêmio Esso 2014, o mais importante e mais tradicional concurso do jornalismo brasileiro. O jornalista norte-mineiro Luiz Ribeiro ganhou duas premiações na mesma edição do Prêmio. Com isso, Ribeiro chega a quatro Essos, situando-se entre os maiores ganhadores da historia da premiação.

O jornalista norte-mineiro Luiz Ribeiro ganhou duas premiações na mesma edição do Prêmio
O jornalista norte-mineiro Luiz Ribeiro ganhou duas premiações na mesma edição do Prêmio

Foram inscritos no Prêmio Esso deste ano 1.047, sendo 519 reportagens e séries de reportagens impressas; 175 trabalhos fotográficos; 291 trabalhos de criação gráfica (Jornal, Revista e Primeira Página) e 62 trabalhos de telejornalismo. O corpo de jurados foi formado por jornalistas reconhecidos em todo o país por sua experiência, competência e credibilidade. A cerimônia de premiação será no dia 2 de dezembro, no Copacabana Palace, no Rio de Janeiro.

Do Norte de Minas, além de Ribeiro, já ganharam o Prêmio Esso os jornalistas Paulo Narciso (2) e Alberto Senna (1). O saudoso jornalista Fialho Pacheco, ganhador de cinco Essos, também foi radicado no Norte de Minas. Assim, a região soma nove conquistas do importante prêmio. Antes da edição de 2014, Luiz Ribeiro figurou entre os ganhadores do tradicional prêmio em 2001 e em 2008.

Natural de Francisco Sá, Luiz Ribeiro iniciou-se na profissão no extinto O Jornal de Montes Claros. Passou pelo Jornal de Noticias e pelo Hoje em Dia. Há quase 23 anos, é repórter do Estado de Minas/Correio Braziliense. Ele já acumula 44 prêmios de jornalismo regionais e nacionais, por trabalhos individuais e em equipe. Suas reportagens abordam temas sociais, econômicos, ambientais e questões ligadas à saúde e educação e outros temas de relevância para o desenvolvimento econômico e social.

Na edição do Prêmio Esso de 2014, Luiz Ribeiro foi vencedor da categoria Centro-Oeste, juntamente com o repórter Mateus Parreiras, com a série de reportagens “Nova Fronteira da Seca”, publicada pelo Estado de Minas em setembro de 2013. O trabalho focaliza a falta de água no Noroeste de Minas e no Norte do estado, abordando também o problema da ameaça de desertificação. Para elaborar as reportagens, o jornalistas percorreram cerca de 3,2 mil quilômetros. Luiz Ribeiro percorreu mais de 1,2 mil quilômetros no Norte de Minas. Uma das áreas visitadas foi a região do Pentáurea, no município de Montes Claros, onde a degradação causada pelo desmatamento e extração ilegal de areia ameaçam as nascentes dos rios São Lamberto,Pacuí e Guavinipã. Condomínios rurais em desobediência às normas também preocupam os ambientalistas.

No município de Francisco Sá, foi documentada área onde já são visíveis sinais de desertificação no próximo do distrito de Cana Brava. Também foram focalizadas situações enfrentadas por moradores da zona rural de Espinosa, um dos municípios mais castigados pela falta d´água em Minas. A reportagem percorreu ainda os municípios de Matias Cardoso, Jaíba, Verdelândia, Janaúba, Monte Azul, Espinosa, Montes Claros, Coração de Jesus, São João da Lagoa e Francisco Sá. “O tema abordado é de suma importância para o Norte de Minas, colocando em discussão a busca de soluções para a convivência com a seca, a necessidade de preservação do meio ambiente e de ações preventivas contra a desertificação”, observa Ribeiro, que ressalta também a importância do trabalho em parceria com Mateus Parreiras, que já rendeu à dupla outros títulos, como os prêmios Embratel, Petrobras e Délio Rocha de Interesse Público. A série “A Nova Fronteira da Sede” também é finalista do Premio ANA/2014, promovido pela Agência Nacional de Águas.

Na série de reportagens 20 anos do Plano Real, publicada pelo Correio Braziliense, Luiz Ribeiro visitou o município de Itacambira – na área urbana e na zona rural, cidade que tinha visitado na época do lançamento do Plano Real, em julho de 1994. O repórter conseguiu localizar os mesmos personagens que entrevistou em 1994 e mostrou as transformações na vida deles, ao longo de 20 anos.

Acredito que o Prêmio Esso é um reconhecimento ao esforço jornalístico. No meu caso, pelo fato de eu ser o único ganhador que mora no interior, isso é uma demonstração da boa qualidade do trabalho jornalístico fora dos grandes centros, sendo uma valorização dos profissionais da área de todo o Norte de Minas”, afirma o repórter de Montes Claros. “Nos anos anteriores, fui finalista cinco vezes, criando em mim certa angústia. Agora, tudo isso foi recompensado. Tenho muito a agradecer a Deus e a todos que contribuíram com esta vitória dupla“, acrescenta Luiz Ribeiro.

O jornalista destaca ainda a importância e o papel que companheiros de imprensa tiveram nesta jornada. “Agradeço as pessoas que sempre me ajudaram e me incentivaram, pessoas como Waldyr Senna Batista, Alberto Senna, Paulo Narciso, Paulo Braga, Paulo César Almeida, Itamaury Teles de Oliveira, Wanderlino Arruda, Christiano Jilvan e muitas outras. Não posso deixar de destacar o apoio de minha mulher, a também jornalista Cida Santana e o incentivo dos meus filhos Cecília e Rafael, que são meus prêmios especiais.”

Categorias / Premiações Luiz Ribeiro/ Prêmio Esso 2014

Informação econômica
Vicente Nunes, Antonio Temóteo, Celia Perrone, Deco Bancillon, Diego Amorim, Luiz Ribeiro, Nívea Ribeiro, Rodolfo Costa, Rosana Hessel,Paulo Silva Pinto, Simone Kafruni e Vera Batista, com o trabalho “20 anos do real”, publicado no “Correio Braziliense”.

Prêmio regional – Centro-Oeste
Mateus Parreiras e Luiz Ribeiro, com o trabalho “A nova fronteira da sede”, publicado no Estado de Minas”

Por Ana Maria Barbosa 

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Norte de Minas - Mirabela recebe encontro de carros antigos neste domingo

Norte de Minas – Mirabela recebe encontro de carros antigos neste domingo

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 10 de dezembro de 2016.Norte de Minas …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).