Inicio » Mais Seções » Ciência » Estudo alerta para redução em 40% da população de ursos polares no Ártico

Estudo alerta para redução em 40% da população de ursos polares no Ártico

A população de ursos polares no noroeste do Ártico canadense e do Alasca diminuiu 40% na primeira década do século XXI, principalmente por causa do aquecimento global, destacou uma pesquisa de americanos e canadenses.

Ursos polares são considerados uma espécie em risco de extinção.
Ursos polares são considerados uma espécie em risco de extinção.

Os piores anos para a sobrevivência desta espécie às margens do mar de Beaufort foram entre 2004 e 2007, quando os cientistas acreditam que o degelo do Ártico tornou mais difícil para os ursos conseguir focas, seu principal alimento.

“Dos 80 filhotes contados e monitorados no Alasca entre 2004 e 2007, só dois aparentemente sobreviveram”, informou Jeff Bromaghin, estatístico do Instituto Americano de Geofísica (USGS, em inglês) e principal autor deste trabalho, publicado nesta segunda-feira no jornal Ecological Applications.

A taxa de sobrevivência melhorou após 2007 e a população se estabilizou em 900 ursos polares em 2010, indicou o estudo.

No entanto, quando se observa os filhotes de ursos, a pesquisa mostra que seus números recuaram na primeira década deste século, sugerindo que as “condições se mantiveram desfavoráveis para os ursos jovens separados de suas mães”.

Os ursos polares são considerados uma espécie em risco de extinção, devido principalmente ao degelo do Ártico, que afeta sua capacidade de sobrevivência.

Os autores do estudo são da organização Environment Canada, da Universidade de Alberta, o Serviço de Pesca e Vida Silvestre dos Estados Unidos, assim como as instituições Polar Bear International e Western Ecosystems Technology.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Saiba como usar o cartão de crédito ZenCard

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 8 de dezembro de 2016.Saiba como usar …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).