Inicio » Economia » Brasil ‘maquia’ resultado fiscal, diz consultoria

Brasil ‘maquia’ resultado fiscal, diz consultoria

Em meio à discussão sobre a credibilidade das contas públicas do Brasil, a consultoria Capital Economics decidiu avaliar a consistência dos dados contábeis do País. O resultado não foi nada bom. Diante das manobras executadas pelo Tesouro Nacional, que são classificados de “truques”, a consultoria afirma que “dados oficiais publicados pelas autoridades brasileiras dão uma falsa impressão da saúde fiscal do País”.

Consultoria diz em relatório que o Tesouro Nacional atua em várias frentes para melhorar a aparência dos números
Consultoria diz em relatório que o Tesouro Nacional atua em várias frentes para melhorar a aparência dos números

O economista-chefe para mercados emergentes da consultoria, Neil Shearing, estima que a contabilidade criativa que marcou a gestão recente do Tesouro Nacional resultou em melhora dos resultados fiscais de 2013 entre 1,5 ponto porcentual e 3 pontos do PIB.

Shearing diz em relatório que o Tesouro atua em várias frentes para melhorar a aparência dos números. A primeira estratégia foca no recebimento de receitas não recorrentes e a transferência antecipada de dividendos das estatais. Juntas, as ações aumentam as receitas em aproximadamente 1,1 ponto do PIB.

A segunda modalidade atua nas despesas, ao tentar atrasar a execução de gastos já planejados. Isso livrou temporariamente o governo de pagamentos que alcançariam 0,5 ponto do PIB. Em terceiro, o economista cita a mudança dos parâmetros usado no Orçamento, como a exclusão da Petrobrás e da Eletrobras. Isso permite gastar mais 1,4 ponto do PIB sem impacto visível nas contas.

De acordo com Shearing, levando-se em conta que parte da contabilidade criativa é legítima, “seria razoável argumentar que o déficit tem sido subestimado em cerca de 2 pontos do PIB”.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

O responsável pela cirurgia o neurocirurgião César Felipe Gusmão Santiago

Montes Claros – Santa Casa de Montes Claros realiza cirurgia inédita para retirada de tumor cerebral

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 9 de dezembro de 2016.Montes Claros – …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).