Inicio » Mais Seções » Hackers aproveitam Black Friday para aplicar golpes

Hackers aproveitam Black Friday para aplicar golpes

Tradicional nos EUA, a Black Friday – sexta-feira em que as lojas oferecem produtos com bons descontos – acontece no próximo dia 28 de novembro também aqui nas lojas do Brasil. A data deve atingir muitos consumidores brasileiros e os e-mails de desconto serão amplamente distribuídos pela internet afora. No entanto, é necessário tomar cuidado: muitos cibercriminosos aproveitam a data para aplicar golpes.

Nunca devemos clicar em links de ofertas vindas por spams e emails de ofertas não solicitados, mesmo que pareça confiável", diz especialista
Nunca devemos clicar em links de ofertas vindas por spams e emails de ofertas não solicitados, mesmo que pareça confiável”, diz especialista

O aviso é da empresa McAfee, integrante da Intel Security. Segundo ela, cibercriminosos tentam obter informações confidenciais através de emails ou mensagens instantâneas que parecem originárias de uma fonte confiável. Portanto, o recomendado é não clicar nos links recebidos por emails.

“Nunca devemos clicar em links de ofertas vindas por spams e emails de ofertas não solicitados, mesmo que pareça confiável. O recomendado é entrar no site oficial da loja para checar se a oferta é verdadeira”, explica Thiago Hyppolito, engenheiro de produtos da McAfee.

Um teste realizado pela McAfee com 30 mil usuários revelou que 80% dos participantes foram enganados por pelo menos uma dentre dez mensagens de phishing. Essa técnica leva usuários a sites fraudulentos ou instalam malwares no computador e em dispositivos móveis.

Outra dica é desconfiar de ofertas boas demais e de sites mal configurados. Erros gramaticais e imagens em baixa resolução também podem ser associados a golpes.

Uma atitude importante é sempre checar o endereço dos sites antes de clicar nos links. Isso pode ser feito com o smples passar do cursor do mouse sobre o link.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Hesiodo José

Coluna do Hesiodo José – Fragmentos Diários (aumento e também invento)

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 5 de dezembro de 2016.Coluna do Hesiodo …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).