Inicio » Política » Morre Márcio Thomaz Bastos, ex-ministro da Justiça de Lula

Morre Márcio Thomaz Bastos, ex-ministro da Justiça de Lula

O ex-ministro da Justiça no governo Lula, Márcio Thomaz Bastos faleceu na manhã desta quinta-feira (20), em São Paulo. Thomaz Bastos lutava contra problemas pulmonares.

Morre Márcio Thomaz Bastos, ex-ministro da Justiça de Lula
Morre Márcio Thomaz Bastos, ex-ministro da Justiça de Lula

Thomaz Bastos tinha 79 anos de idade e era natural de Cruzeiro, cidade no interior de São Paulo e estava internado desde o dia 18 de novembro no Hospital Sírio Libanês, na capital paulista, para o tratamento de uma descompensação de fibrose pulmonar, doença que afeta os pulmões e dificulta a respiração.

Thomaz Bastos é advogado criminalista, formado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). Foi presidente da Ordem dos Advogados do Brasil em São Paulo (OAB-SP) e do Conselho Federal da Ordem nos anos 80. Em 2003, ele foi nomeado pelo ex-presidente Lula (PT) para ser ministro da Justiça.

Ex-ministro, Thomaz Bastos atuou no julgamento do Mensalão, defendendo o ex-dirigente do Banco Rural José Roberto Salgado. O réu foi condenado a 14 anos e 4 meses por formação de quadrilha, lavagem de dinheiro, gestão fraudulenta de instituição financeira e evasão de divisas.

Thomaz Bastos atuou ainda em outros casos polêmicos, como a defesa do médico Roger Abdelmassih, que foi condenado a 278 anos de prisão por ataques sexuais a 37 vítimas.

O ex-ministro ajudou ainda na redação da petição que resultou no impeachment do ex-presidente Fernando Collor, em 1992. Thomaz Bastos atuou ainda nas acusações dos assassinatos do ativista ambiental Chico Mendes e do jornalista Pimenta Neves.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

MG - Jovem inventa que mãe está passando mal para estuprar vizinha

MG – Jovem inventa que mãe está passando mal para estuprar vizinha

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 5 de dezembro de 2016.MG – Jovem …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).