Inicio » Esporte » F1 – Lewis Hamilton vence o GP de Abu Dhabi e conquista o mundial de Fórmula 1

F1 – Lewis Hamilton vence o GP de Abu Dhabi e conquista o mundial de Fórmula 1

Neste domingo, Lewis Hamilton se tornou bicampeão mundial da Fórmula 1 após vencer o GP de Abu Dhabi. O inglês, qu já venceu o mundial de 2008 pela McLaren, dessa vez conquistou o título pela Mercedes. Durante a corrida, Lewis não teve muitos sustos, já que o seu companheiro de equipe e concorrente ao título, Nico Rosberg, fez uma corrida longe do que era esperado e sequer pontuou. O brasileiro Felipe Massa chegou em segundo.

F1 - Lewis Hamilton vence o  GP de Abu Dhabi e conquista o mundial de Fórmula 1
F1 – Lewis Hamilton vence o GP de Abu Dhabi e conquista o mundial de Fórmula 1

Assim que as luzes apagaram e o ronco dos motores subiu no GP de Abu Dhabi, Rosberg logo percebeu que não era o seu dia. Antes mesmo da primeira curva ele viu seu companheiro de equipe, e rival pelo título, Lewis Hamilton ultrapassá-lo. E não parou por aí. A última corrida da temporada foi um verdadeiro pesadelo para Nico. O alemão não conseguia andar mais rápido que Hamilton, que só administrava a corrida. A partir da 26º a Mercedes começou a enfrentar problemas.

Rosberg reclamou que o carro perdia potência e viu Felipe Massa tirar cinco segundos em duas voltas e ultrapassá-lo. Logo depois, o carro de Hamilton também perdeu ritmo e quando parou no pit viu Felipe Massa assumir a liderança. A essa altura do campeonato, Rosberg tinha se complicado no pit, caído para sétimo, e o título que já era provável, ficou ainda mais fácil para Hamilton. Era só cruzar a linha de chegada e comemorar.

Faltando dez voltas para o fim, Felipe Massa fez sua última parada e Hamilton voltou a liderar. Lá atrás, Rosberg não saía do sétimo lugar, posição que não lhe dava o título mesmo que Hamilton não pontuasse. No fim, Hamilton até foi pressionado por Massa, mas venceu. O brasileiro chegou em segundo e Valtteri Bottas completou o pódio.

A CORRIDA

Logo na largada Rosberg não teve tração e viu Lewis Hamilton ultrapassá-lo antes da primeira curva. O brasileiro Felipe Massa foi bem e aproveitou falha do companheiro Valtteri Bottas (que caiu para oitavo) e pulou para a terceira posição. Rosberg precisava atacar Hamilton de qualquer maneira para ter chances de ser campeão, mas viu o inglês ir abrindo vantagem a cada volta.

Na 10ª volta Lewis Hamilton fez sua primeira parada nos boxes e logo na volta seguinte foi a vez de Rosberg. A equipe Mercedes fez um trabalho exemplar e os dois concorrentes ao título não tiveram problemas no pit. Quem se aproveitou foi o brasileiro Felipe Massa. Com um ritmo bom no início da corrida ele assumiu a liderança na 11ª volta após as duas “flechas de prata” pararem nos boxes.

A liderança do brasileiro durou pouco, apenas duas voltas, já que na 13ª Massa parou no pit para trocar os pneus super macios pelos macios. Com isso, Hamilton voltou a ser líder e Rosberg o segundo, mas o alemão não conseguia ser mais rápido que o inglês.

Com a liderança e sabendo que o segundo lugar lhe garantia o título, Hamilton administrou a corrida, não forçava muito nas curvas mas acelerava o suficiente para manter a diferença de Rosber sempre acima de dois segundos, não permitindo que o alemão utilizasse a asa móvel (só pode ser aberta com um segundo ou menos de deiferença) para diminuir a distância e conseguir a ultrapassagem.

Na 26ª volta Rosberg comunicou a equipe que o o carro estava perdendo muita potência. Hamilton disparou na liderança e Rosberg viu Felipe Massa tirar mais de cinco segundos em apenas duas voltas. Andando rápido, o brasileiro não demorou para ultrapassar o alemão e na 27ª volta assumiu o segundo lugar. Ali, Hamilton praticamente comemorava o título e só precisava terminar a corrida para se sagrar campeão mundial, mas problemas começaram a surgir.

Nas voltas seguintes a Mercedes de Lewis começou a cair de rendimento assim como o de Rosberg e Felipe Massa tirava mais de um segundo a cada volta. As Mercedes enfrentavam problemas, na 32ª volta hamilton parou no pit e Massa assumiu a liderança. Uma volta depois a outra Williams, de Bottas, ultrapassou Rosberg e assumiu o terceiro lugar.

A corrida realmente não era boa para Nico, ao parar no pit pela segunda vez, a roda dianteira direita demorou para entrar e o alemão perdeu mais tempo, caindo para a sétima posição. O desespero do piloto era nítido no rádio, reclamando com a equipe sem saber o que fazer.

Hamilton voltou a liderar quando Massa parou no pit para a última troca de pneus, faltando apenas dez voltas para o fim. O brasileiro fazia uma volta mais rápida atrás da outra e chegou a pressionar Hamilton nos últimos momentos da Fórmula 1 no ano, mas o inglês mostrou o porque é campeão, suportou a pressão e cruzou a linha de chegada em primeiro. Logo atrás de Massa, Bottas completou o pódio. Rosberg não chegou nem entre os dez primeiros e ficou fora da zona de pontuação.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

VLI abre vagas para programa Jovem Aprendiz em Montes Claros

VLI abre vagas para programa Jovem Aprendiz em Montes Claros

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 8 de dezembro de 2016.VLI abre vagas …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).