Inicio » Mais Seções » Saiba como fortalecer a autoconfiança em 7 passos simples

Saiba como fortalecer a autoconfiança em 7 passos simples

Autoconfiança. Uma aliada poderosa que pode dar aquele empurrãozinho no nosso destino. Seus efeitos são verdadeiramente positivos. Porém, nos dias atuais, infelizmente, há contra ela enormes forças contrárias. Conspira-se para que seja destruída, desvalida, jogada no lixo: seque a fonte dessa certeza que estimula, apague-se tal brilho íntimo, construído desde a infância, afirmação de que somos capazes de realizar coisas grandiosas.

Saiba como fortalecer a autoconfiança em 7 passos simplesUm dos mais importantes núcleos de nossa capacidade interior, a autoconfiança será empregada em situações difíceis, ajudando a superar desafios e tornando-nos aptos a viver. Ela funciona como escora (auxílio, segurança, proteção) valiosa. Um arrimo sólido que independente dos nossos próprios defeitos ou qualidades.

Ela deve ser desenvolvida, como qualquer habilidade mental, através de dois caminhos complementares: um externo, outro interno. O externo diz respeito ao acúmulo de experiências emocionais bem sucedidas. Trata-se da possibilidade de formar conexões e posicionar o eu num tabuleiro maior chamado vida, aceitando as trocas, vitórias e revezes. Construção de vínculos que revelam saudável capacidade para reconhecer nossos limites e, a partir deles, expandir a troca com os outros.

Em relação ao aspecto interno, a autoconfiança depende de maturidade e fortalecimento espirituais. Clareza profunda e tranquila sobre quem somos. Capacidade transcendente de modelagem da nossa base de sentimentos, relacionamentos, expectativa, experiências. Trata-se de um acerto íntimo com o controle, a coerência e a moderação, perspectiva fundamental numa espiritualidade saudável.

Com a autoconfiança ao nosso lado, podemos seguir sem nos abalarmos com os obstáculos da vida. Desenvolver e manter essa força interior, aprender com suas lições, elaborar convicções importantes sobre nós mesmos, alcançar tudo aquilo que podemos ser.

Algumas dicas práticas? Preste atenção redobrada nessas sete posturas da espiritualidade (dimensão interna), estratégicas para melhorar a derivada externa (de relação com os outros):

1. Cultive uma atitude positiva em relação a si mesmo.

2. Evite cobranças exageradas.

3. Trabalhe seus medos.

4. Seja menos rígido, menos perfeccionista.

5. Lide melhor com as necessidades de aprovação que você se impõe.

6. Procure reconhecer suas emoções.

7. Observe seu comportamento e como reage às diferentes situações que lhe incomodam.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Cultura Moc - Festa Nacional do Pequi começa na próxima semana

Cultura Moc – Festa Nacional do Pequi começa na próxima semana

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 10 de dezembro de 2016.Cultura Moc – …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).