Inicio » Montes Claros » Montes Claros – Câmara Municipal de Montes Claros se prepara para 6ª edição do Parlamento Jovem

Montes Claros – Câmara Municipal de Montes Claros se prepara para 6ª edição do Parlamento Jovem

A Câmara Municipal de Montes Claros, através da Escola do Legislativo, se prepara para 6ª edição do Parlamento Jovem previsto para começar em fevereiro de 2015. O tema ainda não foi definido pela Assembleia Legislativa do Estado, responsável pelo projeto em parceria com a PUC Minas. O Parlamento Jovem é um programa de educação política dirigido aos estudantes do ensino médio de escolas públicas e particulares do Estado. Em 2014, 120 estudantes de Montes Claros participaram do PJ desenvolvendo, no decorrer do ano, atividades ligadas ao tema “Envelhecimento e Qualidade de Vida”.

Montes Claros - Câmara Municipal de Montes Claros se prepara para 6ª edição do Parlamento Jovem
Montes Claros – Câmara Municipal de Montes Claros se prepara para 6ª edição do Parlamento Jovem

De acordo com a coordenadora interina da Escola do Legislativo do município, Suyeane Caldeira, pensar como construir o futuro foi um dos objetivos do Parlamento. “A partir do momento em que o jovem passa a entender seu papel como cidadão, ele tem a possibilidade de provocar mudanças na sociedade”. O tema abordado pelos alunos foi dividido em três subtemas: Direito ao Envelhecimento com Qualidade de Vida, Promoção da Convivência Intergeracional e Protagonismo Social e Político. Dessa maneira, os jovens foram separados em três grupos e estudaram o tema sugerido em atividades como palestras, oficinas e debates uma vez por semana. Ao final, votaram propostas e encaminharam as mesmas à Assembleia Legislativa no dia 30 de junho.

A estudante Brenda Thays, 15 anos, que participou pela primeira vez do projeto, contou que além de aproveitar o que o Estado tem a oferecer, a oportunidade possibilitou seu crescimento como cidadã. “Me sinto honrada em ter feito parte do PJ, aprendi muito durante os encontros”. Segundo a coordenadora do Projeto Pro-Idoso da Unimontes, que participou de umas das palestras organizadas pelo PJ, Maria das Graças Mota Mourão, atualmente existem cerca de 10 milhões de brasileiros com mais de 65 anos no país. Para Maria das Graças, os idosos precisam ser respeitados e valorizados. “Nós somos  produtivos, tudo o que o idoso necessita é de atenção e compreensão”.

Os estudantes tiveram a oportunidade de conviver e aprender com quem entende do assunto. O senhor Juscelino José da Fonseca, que é idoso, participou do PJ como monitor e orientou os alunos em relação a melhor idade e falou sobre a importância do tema abordado. “Atualmente, a população tem se preocupado mais com o fato do envelhecimento. Diante disso, espero que os alunos sejam multiplicadores do aprendizado”.

Foram escolhidos ainda quatro estudantes para representar o município durante a etapa estadual que ocorreu em 31/10. Ana Flávia Rocha e Rayssa Machado (Instituto Federal de Minas), Mateus Mendes (E. E. Filomeno Ribeiro) e Bruno Durães (Colégio Padrão), representaram Montes Claros junto a vários estudantes mineiros envolvidos no mesmo processo. Na oportunidade, eles analisaram e votaram Propostas que visam melhorias e mais dignidade para os idosos. As mesmas, resultaram em um documento apresentado à Comissão de Participação Popular da Assembleia. Após avaliação, as propostas podem até se transformar em Projeto de lei.

Desde o início do programa, mais de 150 proposições foram encaminhadas para apreciação da Assembleia. Em edições anteriores, o PJ já abordou temas como “Resíduos Sólidos e Meio Ambiente, “Drogas, como Prevenir”, “Educação Cidadã”, entre outros. O lançamento do PJ desse ano foi no Plenário da Câmara Municipal em 12 de março. A abertura contou com a palestra “Envelhecimento e Qualidade de Vida”, da Coordenadora do Grupo Pro-Idoso da Unimontes, Maria das Graças Mota Mourão.

Curiosidade

A Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Montes Claros foi criada pela Lei n° 3.880, de 17 de dezembro de 2007, e tem como objetivo criar um espaço de aprimoramento profissional para vereadores e servidores do Legislativo, oferecer ações que promovam a educação para a cidadania e de fortalecimento do Poder Legislativo regional.

Dentre os objetivos da Escola do Legislativo estão a de implementar ações para a capacitação e atualização de agentes políticos e públicos; desenvolver projetos de educação para a cidadania, promovendo a interação do Poder Legislativo com escolas, faculdades e sociedade civil; viabilizar projetos de atendimento ao cidadão e implementar e consolidar parcerias internas e externas.

A Escola do Legislativo de Montes Claros funciona na avenida Dr. João Luiz de Almeida, 719, Vila Guilhermina. O projeto mantém constantes ações junto à população.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Montes Claros - PM procura por autores de roubo a posto de saúde no bairro Morada do Sol

Montes Claros – PM procura por autores de roubo a posto de saúde no bairro Morada do Sol

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 9 de dezembro de 2016.Montes Claros – …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).