Inicio » Montes Claros » Montes Claros – Campanha de vacinação contra a paralisia infantil e o sarampo termina nesta sexta-feira‏

Montes Claros – Campanha de vacinação contra a paralisia infantil e o sarampo termina nesta sexta-feira‏

Termina no dia 28 de novembro, sexta-feira, a Campanha Nacional de Vacinação contra a paralisia infantil e o sarampo. Em Montes Claros, até a última sexta-feira, menos de 40% da meta de imunização havia sido atingida na cidade. A situação é semelhante em todo o país, já que, até esta segunda-feira, apenas 50% do público-alvo da campanha havia sido alcançado.

Montes Claros - Campanha de vacinação contra a paralisia infantil e o sarampo termina nesta sexta-feira‏
Montes Claros – Campanha de vacinação contra a paralisia infantil e o sarampo termina nesta sexta-feira‏

Assim, neste sábado, 22, foi realizado um “Dia D” de vacinação, com a abertura das Salas de Vacinação em todo o país, inclusive em Montes Claros. Foi mais uma oportunidade para os pais colocarem as carteiras de vacinação dos filhos em dia, protegendo os pequenos de doenças que podem trazer graves consequências para as crianças.

Elídia Rodrigues de Oliveira aproveitou o Dia D para vacinar seu filho Arthur, de dois anos. “Além de estar em dia com o cartão [de vacinação], me preocupo em primeiro lugar com a saúde dos meus filhos”, disse.

 Juliane Fernandes Souza levou os filhos Éder, de 4 anos, e Ester, de apenas 1, para receberem as gotinhas (contra a paralisia infantil) e as agulhadas (da tríplice viral, que protege do sarampo, da caxumba e da rubéola). “É o melhor para evitar”, destacou.

POLIOMIELITE – A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave e a única forma de prevenção é por meio da vacinação. Na maioria dos casos, a criança não vai a óbito quando infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia irreversível, principalmente nos membros inferiores. A doença é causada pelo poliovírus e a infecção se dá, principalmente, por via oral. Devem se vacinar contra a pólio crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias de vida.

SARAMPO – O sarampo é uma doença viral aguda grave e altamente contagiosa. Os sintomas mais comuns são febre alta, tosse, manchas avermelhadas, coriza e conjuntivite. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções expelidas pelo doente ao tossir, falar ou respirar. As complicações infecciosas contribuem para a gravidade do sarampo, particularmente em crianças desnutridas e menores de um ano de idade. A única forma de prevenção também é por meio da vacina. Devem tomar a Tríplice Viral, que protege contra o sarampo, crianças de 1 ano a 4 anos, 11 meses e 29 dias de vida.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

MG - Jovem inventa que mãe está passando mal para estuprar vizinha

MG – Jovem inventa que mãe está passando mal para estuprar vizinha

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 5 de dezembro de 2016.MG – Jovem …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).