Inicio » Cultura MOC » Já está tudo pronto para a Festa Nacional do Pequi em Montes Claros

Já está tudo pronto para a Festa Nacional do Pequi em Montes Claros

Já está tudo pronto para a Festa Nacional do Pequi em Montes ClarosJá está tudo pronto para a Festa Nacional do Pequi em Montes Claros
Já está tudo pronto para a Festa Nacional do Pequi em Montes Claros

A 24ª edição da Festa Nacional do Pequi será realizada entre os dias 4 e 7 de dezembro e trará eventos para todos os gostos em celebração à cultura regional do Norte de Minas. Palestras sobre extrativismo sustentável, turismo e cultivo do pequi fazem parte da programação da festa, que também conta com lançamento de livros, apresentações artísticas e momento gastronômico.

A abertura oficial da Festa do Pequi será no dia 4, às 16 horas, na AMAMS, com a apresentação da Banda Municipal de Música e a realização de performances artísticas. Após a solenidade de abertura acontecem quatro palestras: às 17 horas, “A Lei Estadual do Pró-Pequi e o Extrativismo Sustentável em Minas”; e, às 18 horas, “Por que existem poucas plantas de pequizeiro na fase muda no cerrado?”. Também às 18 horas será realizada mesa redonda sobre o Movimento Slow Food: Ecogastronomia e Agrobioversidade. Às 19h40, “A importância da gastronomia e do turismo na preservação dos produtos do cerrado” é o tema da palestra. No intervalo entre as palestras acontecem apresentações de música de viola com Lauzinho e a Orquestra de Rabeca do Sertão.

No dia 5, sexta-feira, na sede da Secretaria de Cultura (Casarão dos Maurício, rua Coronel Celestino, nº 99, Centro), acontecerá a Oficina de Gastronomia – Pequi. A programação da oficina prevê, entre 8 e 12h30, receita de risoto do cerrado com licor de pequi. Entre 14h30 e 18 horas, os participantes irão aprender a fazer arroz com pequi com carne de sol ao leite flambada com cachaça e melaço de rapadura. Para participar da oficina é necessário que o interessado faça sua inscrição até o dia 28 de novembro. A partir das 20 horas, na Praça dos Jatobás, o público poderá conferir as apresentações dos grupos Cia de humor Incenicamente Sânicos com o projeto Imprevisto, além da dupla Jean Karlo e Stradeiro.

No sábado, a partir das 9h30, no Mercado Municipal Christo Raeff, será realizado o Concurso de Arroz com Pequi. Após o concurso, no mesmo local, serão lançados os livros “Mimi, a boneca de pano” e “A revolta das frutas”. A partir das 20 horas, na Praça dos Jatobás, acontecem as apresentações musicais com os grupos Dragão de Ares, Sons do Sertão, Vinny Fernandes e 14 Bis.

O encerramento da 24ª Festa Nacional do Pequi será no domingo, 7, na Praça dos Jatobás, onde a Associação dos Repentistas  do Norte de Minas prestará uma homenagem a Tião Carreiro, cantor e instrumentalista de montes-clarense conhecido em todo o país, com a apresentação de 20 duplas sertanejas. Mais informações sobre a programação da Festa Nacional do Pequi podem ser obtidas pelo telefone 3214-4176.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

MG - Jovem inventa que mãe está passando mal para estuprar vizinha

MG – Jovem inventa que mãe está passando mal para estuprar vizinha

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 5 de dezembro de 2016.MG – Jovem …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).