Inicio » Minas Gerais » MG – Chuva ainda é insuficiente para aplacar a seca da bacia do Rio São Francisco

MG – Chuva ainda é insuficiente para aplacar a seca da bacia do Rio São Francisco

Mesmo com registros acima da média histórica em algumas cidades, o volume não será suficiente para resolver a questão da seca.

MG - Chuva ainda é insuficiente para aplacar a seca da bacia do Rio São Francisco
MG – Chuva ainda é insuficiente para aplacar a seca da bacia do Rio São Francisco

As chuvas em Minas não serão suficientes para recuperar os reservatórios e aplacar a seca na nascente do São Francisco. A previsão é do meteorologista Ruibran dos Reis, do Instituto ClimaTempo, com base nas precipitações em novembro e no período chuvoso que se estende até abril. “Serão necessárias de duas a três estações chuvosas para recuperar o nível”, afirma. Embora a água tenha voltado a brotar da nascente do São Francisco, a previsão é de que, no próximo ano, a seca venha ainda mais cedo. Depois de períodos prolongados de estiagem, a chuva chegou a todas as regiões do estado. No entanto, mesmo com registros acima da média histórica em algumas cidades, o volume não será suficiente para resolver a questão da seca.

Em novembro choveu 230mm na Grande Belo Horizonte, volume superior ao esperado para o período. O Sul de Minas ficou aquém do esperado, com médias entre 80 e 120mm. “Está cerca de 40% abaixo da média esperada”, informou Ruibran. O volume não foi o esperado nos vales do Mucuri e do Jequitinhonha. O Triângulo Mineiro ficou na média, registrando 280mm no mês. Na Região Central e Oeste, foi superado o esperado, com 300mm. Para primeira quinzena de dezembro, a previsão é de pouca chuva. As pancadas deverão ocorrer depois do dia 20, com previsão de superar a média histórica para o mês em 30%. “Teremos um Natal e Ano Novo chuvosos”, diz Ruibran.

Apesar do domingo chuvoso em Belo Horizonte, as temperaturas devem permanecer em alta no decorrer da semana, sem chuva pelo menos até quinta-feira. Isso porque a frente fria sobre as regiões Central, Sul, Oeste e Zona da Mata parou de atuar. Com isso, a tendência para os próximos dias é de tempo parcialmente nublado, com máximas que podem chegar a 31 graus centígrados. Na quinta, uma nova frente fria chega a Minas e a previsão é de chuva fraca a moderada e nova baixa nos termômetros, de acordo com o meteorologista.

As informações são do Portal EM

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Temer sanciona com veto lei que repassa custos do Fies com bancos para faculdades

Temer sanciona com veto lei que repassa custos do Fies com bancos para faculdades

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 2 de dezembro de 2016. Temer sanciona …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).