Inicio » Minas Gerais » MG – Expectativa de vida da população em Minas supera média nacional

MG – Expectativa de vida da população em Minas supera média nacional

O IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, divulgou nesta segunda-feira os dados sobre a expectativa de vida dos brasileiros em 2013. Minas Gerais alcançou a média de 76,4 anos, a quinta maior entre os estados brasileiros. O número supera a média nacional, que é de 74,9. De acordo com a pesquisa, em um ano o brasileiro ganhou três meses de vida já que, em 2012, valor era de 74,6 anos.

MG - Expectativa de vida da população em Minas supera média nacional
MG – Expectativa de vida da população em Minas supera média nacional

Para as mulheres mineiras, a pesquisa mostra que elas podem viver em média quatro anos a mais, atingindo 79,4 anos. Entre os homens, o número cai, mas ainda assim supera a média nacional para a população masculina (71,6), atingindo 73 anos e 5 meses.

De todas as unidades da federação, Santa Catarina é o estado que tem a população mais longeva, com 78,1 anos. Lá, mulheres têm esperança de vida de 81,4 anos e homens de 74,7. Em seguida, estão os estados do Espírito Santo, Distrito Federal, São Paulo e Rio Grande do Sul. Na última colocação está o Maranhão, onde também foi observada a maior taxa de mortalidade infantil – 24,7 por mil nascidos vivos.

A diferença entre a expectativa de vida de homens e mulheres pode ser explicada, segundo o instituto, desde o instante do nascimento. A probabilidade de um recém-nascido do sexo masculino não completar o primeiro ano de vida é de 16,3 para cada mil. Para o sexo feminino esse valor cai para 13,7 por mil, uma diferença de 2,6 óbitos. Outra causa para a menor expectativa de vida entre os homens é a maior incidência de óbitos por causas violentas no grupo de adultos jovens, entre 15 e 29 anos.

Em 30 anos, a expectativa de vida no Brasil cresceu 12,4 anos. Em 1980, a esperança ao nascer para ambos os sexos era de 62,5 anos. A mortalidade dos jovens brasileiros também diminuiu nesse período, mas de forma diferente entre os sexos. Em 1980, de cada mil jovens do sexo masculino que atingissem os 15 anos, aproximadamente 23 não completariam os 25 anos.

Em 2013, essa proporção foi de 22 por mil, um declínio de 7,5% no período. Já para as mulheres, o declínio foi de 56,5%: em 1980, de cada mil jovens de 15 anos, aproximadamente 12 não completariam os 25 anos; em 2013, a proporção foi de cinco óbitos para cada mil.

O estudo, realizado anualmente pelo IBGE, permite que se conheçam os níveis e padrões de mortalidade da população brasileira e são usados pela Previdência Social para calcular o valor da aposentadoria. O aumento do índice significa ainda que o brasileiro deverá ter que trabalhar mais para manter valor do benefício, já que o sistema depende das contribuições de quem está na ativa para bancar quem saiu do mercado.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

MG - Jovem inventa que mãe está passando mal para estuprar vizinha

MG – Jovem inventa que mãe está passando mal para estuprar vizinha

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 5 de dezembro de 2016.MG – Jovem …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).