Inicio » Norte de Minas » Norte de Minas – Prefeitos da Associação de Municípios da Bacia do Médio São Francisco vão fechar as portas

Norte de Minas – Prefeitos da Associação de Municípios da Bacia do Médio São Francisco vão fechar as portas

Prefeitos da Associação de Municípios da Bacia do Médio São Francisco (Ammesf) estiveram reunidos na manhã desta sexta-feira, 28, na sede do Departamento Nacional de Obras contra a Seca (DNOCS) para acertarem uma estratégia de ação e enfrentamento à crise vivenciada pelos municípios brasileiros. Os municípios de pequeno porte e baixa arrecadação própria, como são a maioria dos municípios do Norte de Minas, são os que mais sentem as perdas e atrasos nos repasses financeiros oriundo dos governos federal e estadual.

Norte de Minas - Prefeitos da Associação de Municípios da Bacia do Médio São Francisco vão fechar as portas
Norte de Minas – Prefeitos da Associação de Municípios da Bacia do Médio São Francisco vão fechar as portas

Para o vice-presidente da Ammesf e prefeito de Francisco Sá, Denilson da Silveira, saúde e educação são as áreas mais prejudicadas. “Somente em Francisco Sá as perdas somam quase R$ 1 milhão em atraso. Infelizmente, teremos que tomar medidas como, a priorização de pagamentos e a não renovação de muitos contratos”, lamentou o prefeito.

Outra preocupação é com relação ao pagamento do 13º salário dos servidores municipais. Os prefeitos relataram não ter ideia de como garantir tal direito aos servidores.

O prefeito de Pirapora, Léo Silveira, ressaltou a importância da união dos prefeitos em ações coordenadas para minimizar os efeitos da insolvência financeira. Ainda sugeriu que fosse adotado um pacto entre os prefeitos para não seja firmado nenhum convênio estadual ou federal sem a garantia dos recursos para a sua manutenção. “Temos que dá um basta nesta situação! Não suportamos mais a carga repassada, unilateralmente, aos municípios”, desabafou.

Vinícius Versiani, prefeito de Patis, explica que o cenário para os próximos 3 meses não é nada animador, em função de fatores econômicos e de transição de governos. “O que podemos e devemos fazer é lutar pelos interesses municipalistas e dialogar com a população quais as medidas mais assertivas, frente à crise”.

Operação Tartaruga e Transporte Escolar

Consenso entre os prefeitos vai ser adotado a “operação tartaruga”, que tem como objetivo enxugar os custos das prefeituras, diminuindo o expediente dos servidores e as horas trabalhadas por máquinas e equipamentos.

Outra decisão é um protesto, com a vinda dos prefeitos, dos secretários de educação, em comboio nos veículos de transporte escolar, com parada na porta da Superintendência Estadual de Ensino de Montes Claros, permanecendo por lá por cerca de 3 horas. O objetivo desta manifestação é chamar a atenção do governo do Estado para a imediata regularização do pagamento, atrasado há dois meses para a manutenção do transporte. O dia e horário da manifestação ainda não foram definidos.

CONHEÇA A DIRETORIA DA AMMESF 2014:

Presidenta: MARIA DAS DORES OLIVEIRA DUARTE (Prefeita de Claro dos Poções)

1º Vice-presidente: DENILSON RODRIGUES SILVEIRA (Prefeito de Francisco Sá)

2º Vice-presidente:  MANOEL JORGE DE CASTRO (Prefeito de Januária)

1º Secretária: SANDRA MARIA DA FONSECA CARDOSO (Prefeita de Ibiaí)

2º Secretário: CÉSAR EMÍLIO LOPES OLIVEIRA ( Prefeito de Capitão Enéas)

1º Tesoureiro: LUIZ ROCHA NETO (Prefeita de São Francisco)

2º Tesoureiro: GERALDO VELOSO NORONHA (Prefeito de Glaucilândia)

Conselho Fiscal: HÉRCULOS VANDY DURÃES DA FONSECA, (Prefeito de Lagoa dos Patos); VINÍCIUS VERSIANI DE PAULA, (Prefeito de Patis); JOEL FERREIRA DE LIMA, (Prefeito de Ibiracatu); ANASTÁCIO GUEDES SARAIVA, (Prefeito de Manga); HELIOMAR VALLE DA SILVEIRA,(Prefeito de Pirapora); JAIR OLIVA JÚNIOR, (Prefeito de Brasília de Minas).

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

De compra pela internet a mesada, veja opções de uso do cartão pré-pago internacional ZenCard MasterCard

De compra pela internet a mesada, veja opções de uso do cartão pré-pago internacional ZenCard MasterCard

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 7 de dezembro de 2016.De compra pela …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).