Inicio » Cultura MOC » Cavalgada ecologica pelo Riachão

Cavalgada ecologica pelo Riachão

Chamar atenção das autoridades e comunidades ribeirinhas para necessidade de preservar o rio como maior patrimônio ambiental, cultural, social e histórico. Esse é o principal objetivo da primeira Cavalgada Ecológica pelo Riachão, que será realizada no próximo sábado, 6 de dezembro.

LAGOA DA TIRIRICA  ONDE O RIACHÃO NASCE
LAGOA DA TIRIRICA ONDE O RIACHÃO NASCE

O início da programação está marcado para as 12:30 com o encontro dos cavaleiros no Bar do Nóca, próximo à Santa Cruz. Na sequência será feita uma cavalgada simbólica com a visitação em alguns pontos do rio. Ao retornar ao ponto de partida será servido um almoço coletivo aos participantes, seguido da celebração de uma missa temática. E para finalizar as atividades terá apresentação de violeiros da região.

A realização do evento posterior a um longo período de estiagem, em que levou o rio a secar em diversos trechos traz à tona à discussão a urgência que se implantar políticas públicas visando a revitalização e perenização do rio. Ações estas que devem ser contínuas, tais como: desassoreamento do leito do rio principal e seus afluentes, revitalização e preservação das nascente, discussão de técnicas mais eficientes de uso da água para a agricultura, construção de terraceamentos e bacias de contenção de enxurradas.

A organização do evento é do Movimento Unidos pelo Riachão, grupo formado por jovens com raízes na região, que tem participado de discussões importantes em prol do rio e seus afluentes. Atividades estas como a participação em reuniões com o Comitê de Bacias Jequitai – Pacuí, do qual o Riachão é integrante; reuniões com a Emater; Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Montes Claros; denúncias ao Ministério Público do Meio Ambiente e sobremaneira a divulgação na imprensa de irregularidades cometidas ao longo do rio.

Para 2015, o movimento já planeja ações de educação ambiental em escolas como: palestras, oficinas, documentários e informativos levando as discussões principalmente a crianças e adolescentes. Assim como também está previsto o dialogo constante com entidades dos poderes públicos municipais, estaduais, federais e da sociedade civil visando a implantanção efetiva das ações que visem a conservação e revitalização do rio principal e seus afluentes.
------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Cultura Moc - Festa Nacional do Pequi começa na próxima semana

Cultura Moc – Festa Nacional do Pequi começa na próxima semana

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 10 de dezembro de 2016.Cultura Moc – …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).