Inicio » Norte de Minas » Norte de Minas – Mirabela terá maior efetivo da PM com mais 14 Políciais

Norte de Minas – Mirabela terá maior efetivo da PM com mais 14 Políciais

Representantes do 10º Batalhão de Polícia Militar (BPM) participaram, nesta segunda-feira (1º), da Reunião Ordinária da Câmara de Vereadores para discutir a segurança pública no Município. Estiveram na Sessão, o Sub-Comandante do 10º, Jársen Hansen, Tenente Erik da  Companhia 145, Sargento Dias e Cabo Pereira, do Destacamento de Mirabela. Foram quase três horas de explanações cuja meta foi encontrar um caminho para a redução da criminalidade na cidade, que registrou aumento de 10% no número de crimes como furtos e arrombamentos, tidos como crimes não violentos.

Norte de Minas - Mirabela terá maior efetivo da PM com mais 14 Políciais
Norte de Minas – Mirabela terá maior efetivo da PM com mais 14 Políciais

Estatísticas

Segundo o Capitão Járson Hansen, em 2012 – conforme dados estatísticos da Policia Militar – forma 27 crimes violentos, que compreendem latrocínios, homicídios, roubos a mão armada, roubo com agressão e estupro. Já em 2013, foram 21. De 1º de janeiro a 23 de novembro deste ano foram 14. Se comparado entre janeiro e novembro de 2013 e 2014 há uma queda de quase 27%.

“Um dos indicadores que impulsionam a violência na cidade é a rodovia que corta Mirabela. Além disso, as várias rotas de fuga por meio de estradas vicinais que dão acesso a outros Municípios”, garantiu.

Ações efetivas

O Militar também ponderou sobre os infratores.

“Os alvos são reincidentes. O cenário atual é preocupante, mas se cada um fizer a sua parte conseguiremos aumentar a segurança na cidade. Sugiro a execução de projetos sociais com os jovens infratores para que eles possam ser reinseridos na sociedade”, diz.

De imediato, a Policia Militar vai realizar uma operação com o cumprimento de mandados, batidas e blitzen, além da promoção de visitas ao comercio e zona rural. De acordo com o Hansen, o Comandante da 11ª RPM, César Ricardo garantiu que irá enviar mais dois Policiais, o que totalizará 13, até meados de janeiro de 2015.

“Mirabela será o único Município da área do 10º com esse número de PMS. Enviaremos um Primeiro Sargento, que é da terra e outro Soldado. Eles estão em BH e devem se apresentar, em Montes Claros, até o dia 06/01. Posteriormente, já serão enviados para a cidade. Já mandamos para cá, uma moto-patrulha. Agora, como acordado com o comércio local, o outro veiculo será adquirido pelos empresários”, ponderou.

 Valdomiro Fonseca, Presidente da Associação Comercial e Industrial de Mirabela questionou sobre os números  de ocorrências e afirmou que o grupo

“Eu discordo da quantidade de ocorrências citadas. A meu ver, os crimes estão aumentando consideravelmente. Se o número de policiais for compatível com duas motos e uma viatura, nós empresários, iremos sim doar o veiculo”, explanou.

Reincidentes

O Comandante do Destacamento, Sargento Dias, afirmou que são quatro alvos que comentem os crimes, em Mirabela. Ele salientou das ações, como operações, realizadas na cidade e resultaram na apreensão de 13 armas de fogo, por exemplo. O Militar também informou que um menor de 17 anos é quem gera o maior número de ocorrências, principalmente, no Bairro Bela Vista.

“Para se ter uma idéia, numa iniciativa conjunta entre PM, Ministério Público e Conselho Tutelar conseguimos internar um menor 45 dias, em Montes Claros. Nesse período não houve NENHUM roubo na localidade, mas assim que o jovem foi solto, no mesmo dia, ocorreram algumas ocorrências. Há alguns dias ele foi apreendido, mas já esta solto novamente. Em 2015, desejo implantar o Projeto Lutando pela Cidadania com aulas da capoeira, por exemplo, para tentar resgatar esses jovens da criminalidade”, garantiu.

Cobranças

Di de Cristovino e Vanice do Muquém cobraram mais ações preventivas no Distrito onde residem.  Sargento Dias garantiu que serão feitas mais visitas tranqüilizantes na comunidade, mas ponderou que não há possibilidade de criação de um posto da PM, como  questionado pela Vanice.

Hansen determinou que as visitas sejam constantes, mas sem data prevista.

Tonim de Dite pediu para abordagens para que todos tenham mais segurança.

O Vereador João Tulete sugeriu a realização de uma audiência pública com a participação efetiva da população, das Polícias Militar e Civil, dos empresários, da sociedade civil organizada.

“O objetivo é buscar opiniões e soluções para os problemas sociais encontrados, em Mirabela”, afirmou.

Zé Mirréis cobrou mais programas sociais no Município.

“Sociais, culturais e de esporte. Estamos devendo muito para os mirabelenses. Espero que o Município aplique mais recursos para artesanato. Sugiro que cada um nos apadrinhe um menor infrator – nos Vereadores, empresários. Precisamos também de um delegado que permaneça em nossa cidade. O 190 funciona precariamente”, cobrou.

Dias divulgou que como trabalham apenas dois policiais por turno, às vezes, o quartel fica sem Militar. Por isso, ele divulgou o número do celular 38 9910-1589, que fica sempre na viatura.

Tone da Janete pediu mais empenho da Policia quanto as orientações de estudantes. Morador de São Bento ele diz que os alunos que usam o transporte escolar depredam o veiculo, quebram cadeiras.

“No começo do ano, solicito uma palestra para todos os alunos da rede de ensino”, pediu.

Sandro de Tonão compartilha das cobranças dos outros vereadores convoca a todos para se unirem e cobrarem dos deputados e governador eleitos a criação de um pelotão, em Mirabela.

“Vamos nos unir e pedir ajuda agora, ainda neste ano, para que o Pelotão se torne realidade. Até porque temos uma ótima estrutura para comportar o Quartel”, descreveu.

Conforme Lucílio Gusmão, Presidente da Casa Legislativa, 2015 será um ano certamente diferente.

“Teremos R$ 108 mil para o esporte. A Câmara aprovou esse valor nunca investido no esporte para a cidade. Desejamos que o Consep seja criado, que o Proerd seja implantado, que a moto chegue ao Município e que haja operação preventiva na cidade.

Capitão Hansen se comprometeu:

“Vamos implantar o Proerd em 2015. Já temos um Militar treinado na cidade. Darei todo apoio na criação do Consep – que já existe informalmente na cidade. Agora é criar o Conselho juridicamente”, divulgou.

Denuncie:

190 ou 181 – sua identidade será mantida em sigilo.

Por Andréa Fróes

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

MG - Jovem inventa que mãe está passando mal para estuprar vizinha

MG – Jovem inventa que mãe está passando mal para estuprar vizinha

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 5 de dezembro de 2016.MG – Jovem …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).